O NÃO VERBAL NA LEITURA DE MEMES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1n9.1133

Palavras-chave:

Leitura, Não verbal, Análise do Discurso, Meme

Resumo

Este artigo visa discutir a leitura de memes no ensino-aprendizagem de espanhol como língua adicional com foco no discurso não verbal. Nosso objetivo é pensar possibilidades de explorar o gênero digital meme em atividades de compreensão leitora. Como aporte teórico temos a Análise do Discurso (AD) com base nos estudos de Orlandi (2009, 2012) e Pecheux (2010, 2006) e para discutir o não verbal Souza (2001, 2011, 2018) e Courtine (2013). Para analisar o gênero meme nos baseamos nas autoras Lara (2017, 2020) e Candido; Gomes (2015). Nosso estudo nos permite entender o meme como um gênero que possibilita atividades de leitura diversificadas, críticas e, ao mesmo tempo, lúdicas.   

Biografia do Autor

Andrea Galvão de Carvalho, Colégio Pedro II

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

30-09-2020

Como Citar

Carvalho, A. G. de. (2020). O NÃO VERBAL NA LEITURA DE MEMES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL . Revista (Entre Parênteses), 9(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1n9.1133

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais e suas Literaturas