Privatização dos serviços públicos e a privação do acesso à direitos sociais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14500220Palavras-chave:
Constituição Federal, Direitos Fundamentais, Privatização, SociedadeResumo
O presente ensaio buscou discutir o aumento das demandas por privatização e as consequências para a população. Nesse sentido, buscou refletir sobre como a desestatização afeta a população carente e o intuito dos defensores desse processo de privatização. O estudo se justifica por demonstrar a necessidade de discutir o assunto, buscando assegurar direitos sociais e repensar a ação da administração pública. Como metodologia, foi utilizado a pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo demonstraram que em um processo de privatização, o lucro das empresas é priorizado em detrimento do bem-estar da população.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. 1988.
ADRIÃO. Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018.
BOITO JÚNIOR, Armando. Os atores e o enredo da crise política. In: JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo. Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016. p. 23-29.
IAMAMOTO, Marilda V. As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no serviço social contemporâneo. In: MOTA, Ana E. M. et al. (Org.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Opas, OMS, Ministério da Saúde, 2006. p. 1-37.
NESTOR, Stilpon; MAHBOOBI, Ladan. Privatização de serviços públicos: a experiência da OCDE. In: PINHEIRO, Armando Castelar; FUKASAKU, Kiichiro (Ed.). A privatização no Brasil: o caso dos serviços de utilidade pública. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, p. 103-144, 2000.
PAIVA, Teresa Cristina Gama de. O processo de desestatização brasileiro na percepção dos planejadores, executores e especialistas. Fundação Getúlio Vargas. Dissertação de Mestrado, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Estudos Interdisciplinares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.