Simuladores do Mercado de Ações: uma Comparação entre o Real e o Fictício

Autores

  • Anderson Rocha de Jesus Fernandes Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrando em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
  • Ana Carolina de Mendonça

Resumo

O objetivo deste artigo é comparar o grau de negociação de ações entre os ambientes de simulação, representados pelas plataformas Folhainvest e Uolinvest e o ambiente real de operações de compra e venda de ações, o pregão da BM&FBOVESPA. Os procedimentos metodológicos adotados baseiam-se em testes de comparação de amostras, as quais são formadas por médias das negociações de ações constituintes do IBrX em cada uma das plataformas listadas acima, compondo um total de 54 observações. Os resultados demonstram que há diferenças no nível de negociação físico de ações entre os mercados simuladores e o mercado não fictício de operações financeiras, sugerindo que os simuladores não se assemelham ao que de fato ocorre nos pregões da bolsa de valores.

Downloads

Publicado

03/05/2015

Como Citar

Fernandes, A. R. de J., & Mendonça, A. C. de. (2015). Simuladores do Mercado de Ações: uma Comparação entre o Real e o Fictício. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/248