TERRITORIALIDADES DAS JUVENTUDES LGBTQIA+: UM ESTUDO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM MOSSORÓ (RN)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.2.4-3

Palabras clave:

LGBTQIA , universidades públicas, territorialidade, LBBTQIA, UNIVERSIDADES PÚBLICAS, TERRITORIALIDADE

Resumen

Este trabalho apresenta uma análise sobre como as universidades públicas de Mossoró - UERN e UFERSA - se configuram enquanto espaço de territorialidade para os estudantes LGBTQIA+. As universidades são espaços de muitas vivências e diversidade. Dessa forma essa comunidade, em diferentes espaços, sofre com pensamentos e atitudes preconceituosas que podem influenciar na socialização desses estudantes. Esta pesquisa busca também observar se as universidades há espaços específicos ocupados por essa comunidade e se eles se sentem seguros nos espaços afins das universidades. A fim de analisar as universidades públicas de Mossoró como espaço de territorialidade para os estudantes LGBTQIA+ foi realizado a coleta de dados por aplicação de questionário pelo Google Forms. As universidades representam bons exemplos para que os espaços públicos possam ser também lugares de identidade e proteção a pessoas LGBTQIA+.

Biografía del autor/a

Erik Albino de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, e Graduado em Geografia pela mesma instituição (2019). Tem experiência nas áreas de Geografia, Geografia Humana e Ensino de Geografia, faz pesquisa principalmente nos temas envolvendo Território, Territorialidades, Circuitos da Economia Urbana, Espaço Público, Ensino de Geografia, Geografia Econômica e Geografia Urbana

Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais na área de Gestão de Políticas Públicas e Linha de Pesquisa Estado e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado na Diversidade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Participou de atividades como bolsista no Programa Residência Pedagógica - RESPED/CAPES (2018-2020). Participou de atividades como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ (2017-2018) e (2018-2019). Participou de atividades como voluntário no Programa de Extensão Universitária - PROEX/UERN (2019/2020). Participou de atividades como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio-PIBIC Jr/UFERSA (2010).

Héllen Jamilly Benevides , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Técnica em Biocombustíveis ofertado no Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2015) Graduada no curso de Licenciatura em Geografia ofertado na UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Central - Mossoro/RN (2019) Mestranda em Geografia na UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- Campus Central - Mossoró/RN. (2020-2021) Especialista em Educação Ambiental e Geografia do semiárido ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2020-2021). Durante a graduação atuou como bolsista no PIBID em 2016-2017. Atuou como bolsista no Programa de Residência Pedagógica - RESPED (2017-2019). Atuou também como bolsista no IEL durante 2017 a 2019.

Citas

ARENDT, Hannah. A condição humana. 12. Ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 2014.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A condição espacial. São Paulo. Ed. Contexto. 2011.

COSTA, B. R. L. Bola de Neve Virtual: O Uso das Redes Sociais Virtuais no Processo de Coleta de Dados de uma Pesquisa Científica. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, [S. l.], v. 7, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24649. Acesso em: 4 jul. 2022.

DAYREL, Juarez. O jovem como sujeito social. IN: Revista Brasileira de Educação, n. 24, set./dez. 2003.

GOMES. Paulo César da Costa. Espaços públicos: um modo de ser do espaço, um modo de ser no espaço. In: Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. (Org.) CAS-TRO, Iná Elias de, GOMES, Paulo César da, CORRÊA, Roberto Lobato. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2012.

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, p. 201-209, 2006.

GROPPO, Luís Antônio. Dialética das juventudes modernas e contemporâneas. IN: Revista de educação do COGEIME, ano 13, n. 25, dez./2004.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2004.

NARCISO, Carla Alexandra Filipe. Espaço público: acção política e práticas de apropriação. Conceito e procedências. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, ano 9, n. 2, p. 265-291, jul./dez. 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v9n2/v9n2a02.pdf. Acesso em: 09 de jun. 2022.

PRÓXIMA PARADA: GARAGEM DO CIDADELA. DCEUERNOFICIAL, 21 de junho de 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CfFcyMcrtzr/. Acesso em: 10 de jul. 2022.

RIBEIRO, Cristine Jaques; MORAES, Camila de Freitas; KRUGER, Nino Rafael Medeiros. A universidade e os corpos invisibilizados; para se pensar o corpo LGBT. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 7, n. 2, p. 357-372, jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view

/9305. Acesso em: 25 de jun. 2022.

SANTOS, Milton. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SOARES, Jamilson Azevedo. A juventude nos enredos da cidade, da cultura e do lazer: panis et circenses no ‘país de Mossoró’? (Tese -doutorado). Universidade Federal de Pernambuco – Recife, 2015.

SOUZA, Marcelo Lopes de. O conceitos e fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

VICENTE, Tiago Augusto Silva. Espaço urbano e sexualidade: a territorialização da população LGBTQI+ no largo do Arouche e na rua Frei Caneca (São Paulo/SP). (Trabalho de graduação individual apresentado ao Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo). São Paulo. 2015.

WEBNÁRIO DE INCLUSÃO – Inscrições Abertas. UFERSA, Mossoró, 19 de agosto de 2021. Disponível em: https://caadis.ufersa.edu.br/2021/08/19/w

ebinario-de-inclusao-inscricoes-abertas/. Acesso em: 10 de jul. 2022.

Publicado

03-10-2022

Cómo citar

ALBINO DE SOUSA, Erik; EMANOEL DE SOUSA ALMEIDA , Rodrigo; BENEVIDES , Héllen Jamilly. TERRITORIALIDADES DAS JUVENTUDES LGBTQIA+: UM ESTUDO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM MOSSORÓ (RN). Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 37–52, 2022. DOI: 10.29327/243949.2.4-3. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1948. Acesso em: 23 nov. 2024.