TERRITORIALIDADES DAS JUVENTUDES LGBTQIA+: UM ESTUDO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM MOSSORÓ (RN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.2.4-3

Palavras-chave:

LGBTQIA , universidades públicas, territorialidade, LBBTQIA, UNIVERSIDADES PÚBLICAS, TERRITORIALIDADE

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre como as universidades públicas de Mossoró - UERN e UFERSA - se configuram enquanto espaço de territorialidade para os estudantes LGBTQIA+. As universidades são espaços de muitas vivências e diversidade. Dessa forma essa comunidade, em diferentes espaços, sofre com pensamentos e atitudes preconceituosas que podem influenciar na socialização desses estudantes. Esta pesquisa busca também observar se as universidades há espaços específicos ocupados por essa comunidade e se eles se sentem seguros nos espaços afins das universidades. A fim de analisar as universidades públicas de Mossoró como espaço de territorialidade para os estudantes LGBTQIA+ foi realizado a coleta de dados por aplicação de questionário pelo Google Forms. As universidades representam bons exemplos para que os espaços públicos possam ser também lugares de identidade e proteção a pessoas LGBTQIA+.

Biografia do Autor

Erik Albino de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, e Graduado em Geografia pela mesma instituição (2019). Tem experiência nas áreas de Geografia, Geografia Humana e Ensino de Geografia, faz pesquisa principalmente nos temas envolvendo Território, Territorialidades, Circuitos da Economia Urbana, Espaço Público, Ensino de Geografia, Geografia Econômica e Geografia Urbana

Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida , Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais na área de Gestão de Políticas Públicas e Linha de Pesquisa Estado e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado na Diversidade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Participou de atividades como bolsista no Programa Residência Pedagógica - RESPED/CAPES (2018-2020). Participou de atividades como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ (2017-2018) e (2018-2019). Participou de atividades como voluntário no Programa de Extensão Universitária - PROEX/UERN (2019/2020). Participou de atividades como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio-PIBIC Jr/UFERSA (2010).

Héllen Jamilly Benevides , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Técnica em Biocombustíveis ofertado no Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2015) Graduada no curso de Licenciatura em Geografia ofertado na UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Central - Mossoro/RN (2019) Mestranda em Geografia na UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- Campus Central - Mossoró/RN. (2020-2021) Especialista em Educação Ambiental e Geografia do semiárido ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2020-2021). Durante a graduação atuou como bolsista no PIBID em 2016-2017. Atuou como bolsista no Programa de Residência Pedagógica - RESPED (2017-2019). Atuou também como bolsista no IEL durante 2017 a 2019.

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

ALBINO DE SOUSA, Erik; EMANOEL DE SOUSA ALMEIDA , Rodrigo; BENEVIDES , Héllen Jamilly. TERRITORIALIDADES DAS JUVENTUDES LGBTQIA+: UM ESTUDO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM MOSSORÓ (RN). Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 37–52, 2022. DOI: 10.29327/243949.2.4-3. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1948. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático