FORMAÇÃO INTEGRAL NO PROJETO DE AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR AFIN/ITUIUTABA: VALORIZAÇÃO DO TEATRO COMO CONHECIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.4.8-3

Keywords:

Cultura; Teatro; Formação Integral; Inclusão social

Abstract

O Programa de Extensão Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior - Afin, da UFU, visa ampliar o acesso ao Ensino Superior para estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, bolsistas integrais de escolas particulares ou da Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho aborda o projeto desenvolvido remotamente em 2020, no campus de Ituiutaba, com foco em conteúdo para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e atividades extracurriculares para promover uma formação mais ampla. O objetivo foi refletir sobre a contribuição do teatro para a formação cultural e científica dos/as estudantes, reafirmando a importância de uma educação que contemple a formação humana. Para isso, analisamos a atividade “Teatro na Pandemia do COVID-19”, que incluiu participação no Experimento Radiofônico – Descrição de Imagem de Heiner Muller e uma roda de conversa com os artistas. Constatamos que o teatro é uma fonte de conhecimento cultural que complementa a vivência dos estudantes nas aulas e contribui para sua formação integral, agregando saberes além do currículo formal.

Author Biographies

Carlos Roberto Neves Chiaradia, UNESP

Mestrando em Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Beatriz Fernanda Carreira, Universidade Federal de Catalão

Mestre em Educação da Universidade Federal de Catalão

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela , Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional de Ituiutaba (1996), complementação em Supervisão Escolar de Ensino Fundamental e Médio pela Fundação Educacional de Ituiutaba (1997), especialização em Psicopedagogia pela mesma instituição (1999), mestrado e doutorado pelo programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Professor Associado - Nível I - Universidade Federal de Uberlândia

References

ALMEIDA, Carla; et al. Ciência e teatro como objeto de pesquisa. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 70, n. 02, 2018.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo. Brasiliense, 2007.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007.

GODOY, Elenilton Vieira; SANTOS, Vinício de Macedo. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, 2014.

Published

17-12-2024

How to Cite

NEVES CHIARADIA, Carlos Roberto; FERNANDA CARREIRA, Beatriz; AUGUSTO SATTO VILELA , Maria Aparecida. FORMAÇÃO INTEGRAL NO PROJETO DE AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR AFIN/ITUIUTABA: VALORIZAÇÃO DO TEATRO COMO CONHECIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 26–36, 2024. DOI: 10.29327/243949.4.8-3. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/2634. Acesso em: 22 dec. 2024.