FORMAÇÃO INTEGRAL NO PROJETO DE AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR AFIN/ITUIUTABA: VALORIZAÇÃO DO TEATRO COMO CONHECIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.29327/243949.4.8-3Palavras-chave:
Cultura; Teatro; Formação Integral; Inclusão socialResumo
O Programa de Extensão Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior - Afin, da UFU, visa ampliar o acesso ao Ensino Superior para estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, bolsistas integrais de escolas particulares ou da Educação de Jovens e Adultos. Este trabalho aborda o projeto desenvolvido remotamente em 2020, no campus de Ituiutaba, com foco em conteúdo para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e atividades extracurriculares para promover uma formação mais ampla. O objetivo foi refletir sobre a contribuição do teatro para a formação cultural e científica dos/as estudantes, reafirmando a importância de uma educação que contemple a formação humana. Para isso, analisamos a atividade “Teatro na Pandemia do COVID-19”, que incluiu participação no Experimento Radiofônico – Descrição de Imagem de Heiner Muller e uma roda de conversa com os artistas. Constatamos que o teatro é uma fonte de conhecimento cultural que complementa a vivência dos estudantes nas aulas e contribui para sua formação integral, agregando saberes além do currículo formal.
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