Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.1.2-1

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

O Boletim Alfenense de Geografia publica seu segundo número em 2021 recebendo trabalhos em fluxo contínuo e com a publicação de artigos dos palestrantes e ministrantes de minicursos da 6ª Jornada Científica da Geografia da UNIFAL-MG, que foi realizada nos dias 8 a 11 de novembro de 2021, de forma remota.

A realização de eventos científicos é de extrema importância para a divulgação do conhecimento produzido pela ciência brasileira, e que tem a função de socializar os resultados das reflexões teóricas e estudos aplicados para a sociedade brasileira. Nesse sentido, o Boletim Alfenense de Geografia busca fomentar esses resultados e ser um canal de divulgação e ampliação da produção geográfica brasileira.

Destacamos ainda que o Boletim Alfenense de Geografia procura disseminar os artigos aqui publicados em várias bases de pesquisas e diretórios, nos chamados indexadores. Citamos alguns que constam o Boletim Alfenense de Geografia em suas bases: Google Scholar, Crossref, WorldCat, Scilit, CiteFactor, Aura, Livre, BASE e DRJI.

Esperamos uma ótima leitura e contamos com a participação da comunidade geográfica nos próximos volumes da revista, ampliando os debates e socialização da produção geográfica brasileira.

Biografia do Autor

Felipe Gomes Rubira, Universidade Federal de Alfenas

Professor Adjunto na Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG), atuando nos cursos de Geografia, Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO). Doutor em Geografia com ênfase em análise de processos genético-evolutivos pela Universidade Estadual de Campinas (2019) com períodos de estágios nas Universidades de Coimbra, Évora, Porto e Chile, recebendo menção honrosa do Prêmio CAPES de Tese em 2020. Mestre em Geografia com ênfase em análise ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Bacharel e Licenciado Pleno em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Foi Professor Adjunto e Coordenador do curso de Geografia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (2018-2020). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geotecnologias, atuando nos seguintes temas: Geomorfologia climática, costeira e fluvial do Quaternário; Geocronologia de ambientes deposicionais; Mapeamentos e índices morfométricos aplicados à análise Geomorfológica; Geomorfologia Ambiental com uso de Geotecnologias.

Flamarion Dutra Alves, Universidade Federal de Alfenas

Professor Associado II no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Alfenas-MG. Coordenador do PPGEO (2019-2021). Foi diretor do Instituto de Ciências da Natureza (2015-2017 e 2017-2019). Líder do Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais - GERES" da UNIFAL/MG. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Integrante da Rede de Estudos Agrários- REA. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutor em Geografia (2007-2010) na área de concentração: Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Rio Claro. Atua em pesquisas na área de Geografia Agrária, História do Pensamento Geográfico, Relações campo-cidade, Cultura e Território.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

GOMES RUBIRA, Felipe; DUTRA ALVES, Flamarion. Editorial. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–6, 2021. DOI: 10.29327/243949.1.2-1. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1724. Acesso em: 18 abr. 2024.