A ATUAÇÃO DOS GEÓGRAFOS NA GESTÃO AMBIENTAL

ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO PARA A CONTAMINAÇÃO POR REJEITOS SÓLIDOS A PARTIR DO RERREFINO DE ÓLEO LUBRIFICANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.1.2-9

Palavras-chave:

Óleo Lubrificante, Rerrefino, Rejeitos Sólidos, Gestão ambiental, Geografia, Presidente Prudente/SP

Resumo

Este artigo é um estudo de caso da atividade dos geógrafos e das geógrafas com relação ao combate dos impactos ambientais causados pela empresa STARLUBRIFICANTES LTDA localizada em Presidente Prudente/SP e voltada ao rerrefino de óleo lubrificante. Tal atividade produz uma grande quantidade de dejetos, o que contamina o solo se não for destinado adequadamente, com isso, é fundamental que o geógrafo e geógrafa possam atuar de forma a mitigar os danos ocasionados por esta atividade industrial, não trazendo problemas ambientais e jurídicos para a empresa. Por esse estudo realizado, foi possível apresentar metodologias e procedimentos metodológicos que buscam facilitar o trabalho dos especialistas, com o intuito de contribuir para a dinâmica industrial e o meio ambiente. Ao final, faremos uma análise das atividades realizadas e quais foram os principais pontos de análise que ficam para a reflexão

Biografia do Autor

Felipe César Augusto Silgueiro dos Santos, FCT/UNESP - Câmpus Presidente Prudente/SP

Doutorando pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), câmpus de Presidente Prudente - SP. Licenciado (2015), Bacharel (2016) e Mestre (2019) pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Grupo de Produção do Espaço e de Redefinições Regionais (GAsPERR) e do grupo Centro de Estudos e de Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Públicas (CEMESPP).

Referências

AB’SABER, Aziz Nacib. Uma ética para a vida. In:______. O que é ser geógrafo: Memórias profissionais de Aziz Ab’Saber em depoimento a Cynara Menezes. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 145 - 155)

CAVALCANTI, Leonardo Gondim, LEITE, Adriana de Oliveira Sousa. Aplicação da Matriz de Leopold com ferramenta de avaliação dos aspectos e impactos ambientais em uma fábrica de botijões. Revista Tecnologia, v. 37, n. 1/2, p. 1- 14, 2016.

PHILIPPI Jr., Arlindo; ROMÉRO, Marcelo de Andrade e BRUNA, Gilda Collet. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Editora Manole. 2011.

SANCHEZ, Luís Henrique. Avaliação de Impacto Ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

SANTOS, Milton. As dificuldades do método. In: ______. O trabalho do geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo: Editora Hucitec, 1986, p. 7 – 33

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes; SCHAFFER, Neiva Otero. Análise ambiental: A atuação do Geógrafo para e na sociedade. Revista Terra Livre, v. 03, p. 1 – 15, 1988.

SILVA, Ana Cláudia; FERNANDES, Camila Rodrigues. Análise de contaminação do solo e água subterrânea em área utilizada para descarte de rejeitos provenientes do rerrefino de óleo lubrificante na cidade de Presidente Prudente – SP. Monografia (Bacharelado em Geografia). Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2013.

Sindirrefino. Produção Industrial/Rerrefino. Disponível em: https://www.sindirrefino.org.br/rerrefino/processo-industrial. Acesso em 06 janeiro de 2021.

TSL Ambiental. Tratamento de solo contaminado com óleo. Disponível em: https://www.tslambiental.com.br/tratamento-solo-contaminado-oleo Acesso em 09 de abril de 2021.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

AUGUSTO SILGUEIRO DOS SANTOS, Felipe César. A ATUAÇÃO DOS GEÓGRAFOS NA GESTÃO AMBIENTAL: ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO PARA A CONTAMINAÇÃO POR REJEITOS SÓLIDOS A PARTIR DO RERREFINO DE ÓLEO LUBRIFICANTE. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 112–128, 2021. DOI: 10.29327/243949.1.2-9. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1680. Acesso em: 16 abr. 2024.