Madona e Beyoncé - divas da Música Pop a ícones feministas: análise do feminino sob o viés multimodal e da Semiótica Social

Autores

  • Henrique Campos Freitas Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba
  • Ricardo José Alves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Feminismo, Multimodalidade, Semiótica Social

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral analisar, por meio das reflexões de Hodge e Kress (1988), bases teóricas da Semiótica Social, a representação dos feminismos nas músicas Like a Virgin, de Madonna (1984), e Run The World (Girls), de Beyoncé (2011), bem como nas apresentações dessas cantoras na premiação mais importante da música, o MTV Video Music Awards. Como objetivos específicos, buscamos compreender quais características feministas são comuns e divergentes tanto nas duas letras das músicas, quanto nas apresentações de Madonna e Beyoncé, além de analisar qual a influência dessas cantoras para o que se compreende por feminismo, discutindo as formas pelas quais das artistas acionam diferentes modos semióticos ao tratar sobre os movimentos feministas nessas músicas e apresentações, discutindo os efeitos de sentido produzidos nas canções e nas apresentações das cantoras mencionadas para a busca do empoderamento feminino. Com o estudo foi possível destacar que cada uma ao seu modo consegue despertar, no público em geral, uma ação de luta contra àqueles que buscam uma sociedade cada vez mais patriarcal, em que o homem é o centro das ações.

Biografia do Autor

Henrique Campos Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade de Uberaba

Doutor em Estudos Linguísticos (PosLin/UFMG), mestre em Estudos Linguísticos (PPGEL/UFU), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER), especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) (FAVENI), licenciado em Letras-Português e Inglês (Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM) e técnico em Secretariado (SENAC/MG). Atualmente, é assessor pedagógico da Coordenação de Graduação EAD Uniube, e docente na mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Linguística e de Língua Portuguesa, atuando no ensino superior e nos ensinos fundamental e médio.

Ricardo José Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É graduado em Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa (2014) e Bacharelado em Linguística (2016) pela UFOP. Tem interesse na área da Linguística, mais especificamente na de Descrição Linguística de base sistêmico-funcional. Atua nos seguintes temas: Estudos Multilíngues, Teoria Sistêmico-Funcional, Ensino de Língua Portuguesa e Revisão de Textos.

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Publicado

03-03-2023

Como Citar

Campos Freitas , H., & José Alves, R. (2023). Madona e Beyoncé - divas da Música Pop a ícones feministas: análise do feminino sob o viés multimodal e da Semiótica Social. Revista (Entre Parênteses), 11(1), e022005. Recuperado de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1954