A SENSIBILIDADE DA ESCRITA DE GENI GUIMARÃES
Uma literatura de autoria feminina como ferramenta de denúncia do cotidiano de mulheres negras
Palavras-chave:
Autoria Feminina; Geni Guimarães; Literatura; Teorias Decoloniais.Resumo
Resumo: As teorias decolonais, surgidas nas últimas décadas, buscam estudar a literatura com um viés não-hegemônico, logo (re)constrói espaços para o estudo das literaturas consideradas marginalizadas na historiografia literária. Em conjunto com algumas vertentes do feminismo, que enfatizam questões específicas das vivências das mulheres, inclusive, negras, como chamado feminismo negro ou decolonial, até a crítica afro-feminista, enraizados no Brasil a partir de 1970, observa-se a viabilização de mulheres escritoras afro descentes, que tiverem seus discursos marginalizados pelos processos canônicos oriundos da herança colonial escravista. Sendo assim, nosso estudo, foca na figura de Geni Guimarães, escritora afro-brasileira contemporânea e seu conto “Força Flutuante”, presente no livro “Leite do Peito” (2001). Sendo assim, o objetivo, embasado nas teorias literárias de vertentes decoloniais, é analisar o conto como uma narrativa de denúncia, refletindo como o racismo, preconceito e subalternidade da mulher negra são inseridos, além de tudo o olhar sensível de Geni Guimarães. Dessa maneira, através dos arcabouços teóricos de Ribeiro (2019), Gonzalles (2020), Hollanda (2020) entre outros, denunciaremos, tendo como ferramenta social, a literatura de negra de autoria feminina.
Referências
GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. (org.). Pensamento Feminista Hoje: Perspectivas Decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. In: Scripta: Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2009.
ESSER, C. Débora. Literatura de autoria feminina - mulheres em cena, na história e na memória. In: Revista Línguas e Letras: Unioeste, v. 5, n. 30, p. 1-18, 2014
LIMA, Silva Omar. O feminino negro em Leite do Peito, de Geni Guimarães. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HUMANIDADES PALAVRA E CULTURA NA AMÉRICA LATINA: IDENTIDADE(S) LATINOAMERICANA(S): OS EFEITOS DE UMA HERANÇA E OS NOVOS DESAFIOS DA SOCIEDADE ATUAL - UNB: Brasília. 2009.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
CASARIN, Jéssica. Literatura de Autoria Feminina Contemporânea e Resistência: o mulherio das letras. In: Rev. Humanidades e Inovações, v. 8, n. 38, p. 307-321, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado