ANÁLISE SEMÂNTICA DOS ENUNCIADOS DE AVALIAÇÕES EM EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA APLICAÇÃO CULTURAL NO ESTUDO DE RESPOSTAS POSSÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i4.384Palabras clave:
SemânticaResumen
Este texto aborda, com base na teoria da Semântica de Contextos e Cenários, o processo de significação e de ressignificação de palavras em ambiente escolar, mais especificamente, nos enunciados avaliativos do ensino básico. Ele tem como objetivo analisar as escolhas linguísticas dos docentes e as possíveis interpretações que os alunos podem ter sobre tais enunciados, propondo uma reflexão aos professores sobre a adequação de seu léxico ao cenário em que as avaliações estão inseridas. Por meio deste trabalho, demonstramos que a ressignificação tem uma importância essencial no processo de ensino, já que o aluno, em vários momentos, aplica no ambiente escolar o conhecimento de mundo que tem e que é, na maioria das vezes, diferente do conhecimento escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado