¿Por qué integrar tecnologías en el currículo? Los desafíos de esta integración
Palabras clave:
Tecnologías; Reanudar; Integración.Resumen
El título de este artículo nos plantea una pregunta muy sugerente como autores interesados en el objeto en cuestión. No pretendemos contestarlo en estas breves páginas, sino problematizarlo como uno de los que han generado mucha discusión en el campo de la Educación. En este contexto, este texto presenta reflexiones teóricas, a partir de nuestras elecciones epistemológicas, a través de aproximaciones a la temática, así como en diálogo con las investigaciones que hemos desarrollado en nuestras trayectorias académico-profesionales hasta el momento, relacionando diferentes campos: Currículo, Tecnologías y Educación del profesorado.
Citas
ALMEIDA, Karla Nascimento de; NETTO, Cristiane Mendes; SOUZA, Mara Celeste Reis Fernandes de. Ciberterritorialidades: tensões no cotidiano escolar e linhas de fuga traçadas por docentes e discentes. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n.43, 2019, p. 72-94.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; ALVES, Dom Robson Medeiros; LEMOS, Silvana Donadio Vilela (Orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, p. 20-38.
______. Tecnologias digitais na Educação. In: Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 5., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2007, p. 1-17. Disponível em: <http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/pucspmariaelizabeth.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2012.
ALVARADO PRADA, Luis Eduardo; VIERA, Vânia Maria de Oliveira; LONGAREZI, Andréa Maturano. Concepções de formação de professores nos trabalhos da ANPED 2003-2007. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009. Anais... 2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT08-5836--Int.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.
AMIEL, Tel. Educação Aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Lucca. (Orgs.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: UDUFBA; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012, p. 17-34.
BANAJI, S.; BUCKINGHAM, D. The civic web: young people, the Internet and civic participation. Cambridge, MA: MIT Press, 2013.
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, 2019, p. 218-234.
BARTOLOMÉ, Antonio R. Sociedad de la información y cambio educativo. In: Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Clallengers, 4., 2005, Braga, Portugal. Anais... Braga, Portugal, 2005. p. 01-17.
BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação ou comunicação educacional?: campo novo de teoria e de prática. In: _____. (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002.
BEVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia Educação, conceitos, histórias e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br/>
CERNY, Roseli Zen; ALMEIDA, José Nilton de; RAMOS, Edla. Formação continuada de professores para a cultura digital. Revista e-Curriculum, São paulo, n. 12, v. 2, p. 1331-1347, maio/out. 2014. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/766/76632206013.pdf>. Acesso em: 17 maio 2015.
COSTA, Fernando Albuquerque et al. Competências TIC: estudo de implementação. Lisboa: GEPE, 2008. (Plano Tecnológico de Educação, v. 1).
COSTA, Fernando Albuquerque (Coord). Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Lisboa: Edição Santillana, 2012. (Coleção Educação em Análise).
COSTA, Fernando Albuquerque. A utilização das TIC em contexto educativo: representações e práticas de professores. 2008. Tese (Doutorado)-Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2008. Disponível em: <http://aprendercom.org/comtic/wp-content/uploads/2013/01/TeseCostaF2008TICemContextoEducativo.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.
______. O digital e o currículo: onde está o elo mais fraco? CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 5., 2007a, Portugal. Atas... Universidade do Minho: Portugal, 2007a. p. 275-284.
______. Tendências e práticas de investigação na área das tecnologias em educação em Portugal. Universidade de Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007b. Disponível em:
<http://aprendercom.org/comtic/wp-content/uploads/2012/03/2007COSTAFTendenciasinvestigacaoCap%C3%ADtuloESTRELA.pdf>. Acesso em:12 nov. 2014.
CUBAN, Larry. Oversold and underused: computers in the classroom. USA: Harvard University Press, 2001.
DUSSEL, Inés. La formación docente y la cultura digital: métodos y saberes para una nueva época. In: Birgin, A. (Comp.). Más allá de la capacitación: Debates acerca de la formación de los docentes en ejercicio. Buenos Aires: Ed. Paidós, 2012. p. 203-232.
DUBOC, A. P. M. Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Sala de Aula de Línguas Estrangeiras. Jundiaí: Paço Editorial, 2015.
DWYER, Tom et al. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar. Educação e sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1303-1328, set./dez. 2007.
FEENBERG, Andrew. O que é a filosofia da tecnologia? In: CONFERENCE IN THE UNIVERSITY OF TOKIO EM KOMABA. 2003a. Tokio. Anais… University of Tokio: Komaba, 2003. Tradução de Agustín Apaza. Revisão de Newton Ramos de Oliveira. Disponível em: <https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2015.
______. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. 2003b. Disponível em: <http://www.sfu.ca/~andrewf/demratport.doc>. Acesso em: 30 jul. 2010.
______. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996. (Coleção Leitura).
GVIRTZ, Selvina; LARRONDO, Marina. Notas sobre la escolarización de la cultura material. celulares y computadoras en la escuela de hoy. Revista TEIAS. Rio de Janeiro, v. 8, n. 15-16, p. 1-10, jan/dez, 2007.
JONASSEN, David. O uso das novas tecnologias na educaçãoo a distância e a aprendizagem construtivista. Revista Em aberto: Educação à Distância, v. 16, n. 70, p. 70-88, 1998.
JORDÃO, C. M. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013b, p. 69-90.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. Campinas: Papirus editora, 2007.
LANDIN, Rita de Cassia de Souza; MONTEIRO, Maria Iolanda. Saberes docentes e as tecnologias de informação e comunicação: reflexões a partir de experiências pedagógicas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 36, p. 179-206, 2017.
LAPA, Andrea Brandão; PINA, Antonio Bartolomé; MENOU, Michel. Empoderamento e educação na cultura digital. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, 2019, p. 419-438.
LANKSHEAR, C.; SNYDER, I.; GREEN, B. Teachers and technoliteracy: managing literacy, technology and learning in schools. St. Leonards: Allen & Unwin, 2000.
LARSON, J.; MARSH, J. Making literacy real: theories and practices for learning and teaching. London: Sage Publication, 2005.
LION, Carina Gabriela. Mitos e realidades da tecnologia educacional. In: LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LOPES, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva; MONTEIRO, Maria Iolanda; MILL, Daniel Ribeiro Silva. Tecnologias digitais no contexto escolar: um estudo bibliométricosobre seus usos, suas potencialidades e fragilidades. Revista eletrônica de educação, v. 8, n. 2, p. 30-43, 2014.
LUCENA, Simone; OLIVEIRA, José Mário Aleluia. Culturas digitais na educação do século XXI. Revista tempos e espaços em educação, v. 14, set./dez. p. 35-44, 2014.
MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 21. ed, 2013.
NETO, Alaim Souza. Do aprender ao ensinar com as tecnologias digitais: mapeamento dos (des) usos feitos pelos professores. Tese (doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
______. Do aprender ao ensinar com as tecnologias digitais: discussões atuais aos professores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.
PINHEIRO, Daniel; ROSA, Harlei; BONILLA, Maria Helena Silveira. Pedagogização dos artefatos tecnológicos: uma análise a partir do programa UCA. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; BOHADANA, Estrela D’Alva Benaion; TORNAGHI, Alberto José da Costa. (Orgs.). Educação e tecnologia: parcerias. 1. ed. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2012. p. 109-124. Disponível em: <http://ead.faccat.br/portal/blog/e-book-%E2%80%9Ceducacao-e-tecnologia-parcerias%E2%80%9D/>. Acesso em: 3 mar. 2015.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. (v. 2).
QUARTIERO, Maria Elisa. Políticas públicas para a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação. In: VIEITZ, Candido Giraldez; BARONE, Rosa Elisa Mirra (Orgs). Educação e políticas públicas: tópicos para o debate. 1. ed. São Paulo: Junqueira & Marin Editores, 2007. p. 53-91
RABARDEL. Pierre. Les hommes et les technologies: approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.
RIOS, Mônica Piccione Gomes et al. Desafios contemporâneos para a incorporação das TIC nos processos do ensino e da aprendizagem. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 11, n. 23, p. 209-230, 2014.
ROSA, Hartmut. Social acceleration - a nem theory modernity. New York: Columbia University Press, 2015.
ROSA, Stela; CERNY, Roseli Zen; ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de. Inclusão digital para mulheres em situação de vulnerabilidade social: a percepção dos formadores. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 18, n. 58, set. 2018. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24108>. Acesso em: 31 jul. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS10.
RUDIGER, F. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SALES, Shirlei Rezende. O imperativo da ciborguização no currículo do ensino médio. In: MORGADO, José Carlos; SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; PARAíSO, Marlucy Alves (Orgs.). Estudos curriculares: um debate contemporâneo. Curitiba: Editora CRV, 2013. p. 193-207.
SANCHO, Juana Maria. La fugacidade de las políticas e lá inércia de las prácticas. In: SEMINÁRIO AULAS CONECTADAS, 2., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis, out./2013.
SANCHO, Juana Maria; HERNANDEZ, Fernando e colaboradores(Org). Tecnologias para transformar a educação. Tradução: Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANDHOLTZ, Judith Haymore; RINGSTAFF Cathy; DWYER, David C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Trad. Marcos Antônio Guirado Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SCHNELL, Roberta Fantin; QUARTIERO, Elisa Maria. A sociedade da informação e os novos desafios para a educação. Revista linhas, v. 10, n. 02, p. 104-126, jan./jun. 2009.
SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
SOSSAI, Fernando César; LUNARDI-MENDES, Geovana Mendonça; PACHECO, José Augusto. Currículo e novas tecnologias em tempos de globalização. Perspectiva, v. 27, p. 19-46, 2009.
VALENTE. José Armando. Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Educação e cultura contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 11-28, 2008.
VALENTE, José Armando. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Orgs.) Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 22–31.
ZEICHNER, Kenneth M.; SAUL, Alexandre; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisar e transformar a prática educativa: mudando as perguntas da formação de professores: uma entrevista com Kenneth M. Zeichner. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 2211-2224, out./dez. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado