¿Por qué integrar tecnologías en el currículo? Los desafíos de esta integración

Autores/as

  • Alaim Souza Neto Souza Neto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Tecnologías; Reanudar; Integración.

Resumen

El título de este artículo nos plantea una pregunta muy sugerente como autores interesados ​​en el objeto en cuestión. No pretendemos contestarlo en estas breves páginas, sino problematizarlo como uno de los que han generado mucha discusión en el campo de la Educación. En este contexto, este texto presenta reflexiones teóricas, a partir de nuestras elecciones epistemológicas, a través de aproximaciones a la temática, así como en diálogo con las investigaciones que hemos desarrollado en nuestras trayectorias académico-profesionales hasta el momento, relacionando diferentes campos: Currículo, Tecnologías y Educación del profesorado.

Biografía del autor/a

Alaim Souza Neto Souza Neto , Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), especialização em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação. Licenciado em Letras, Pedagogia e Engenharia Química. Professor do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE); do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA); do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Mestrado Profissional em Física (MNPEF) da UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares (OPC/UFSC), relacionando os campos do Currículo, da Formação Docente e das Tecnologias, além de membro pesquisador da Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia (Repercute/UFSC) e do Grupo Observatório de Práticas Escolares (OPE/Udesc). Coordenador-geral do Núcleo de Produção de Conteúdo Digital da UFSC – campus Blumenau (Nucondi-Blu). Suas pesquisas são voltadas para os campos do Currículo, da Formação de Professores, do Ensino de Literatura, da Avaliação e Gestão da Educação, da Cultura Digital e da Inovação Pedagógica, problematizando a integração de tecnologias na cultura escolar.

Roseli Zen Cerny , Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestra em Educação pela UFSC (2001). Vice-Diretora do Centro de Ciências de Educação (CED) da UFSC. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Itinera (UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e currículo.

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Publicado

30-12-2022

Cómo citar

Souza Neto , A. S. N., & Cerny , R. Z. . (2022). ¿Por qué integrar tecnologías en el currículo? Los desafíos de esta integración. (Entre Paréntesis), 11(2), e022005. Recuperado a partir de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/2181