Why integrate technologies into the curriculum? The challenges of this integration

Authors

  • Alaim Souza Neto Souza Neto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Technologies; Resume; Integration.

Abstract

The title of this article poses a very thought-provoking question for us as authors interested in the object in question. We do not intend to answer it in these brief pages, but rather problematize it as one of those that have generated a lot of discussion in the field of Education. In this context, this text presents theoretical reflections, based on our epistemological choices, through approaches to the theme, as well as in dialogue with the research we have developed in our academic-professional trajectories so far, relating different fields: Curriculum, Technologies and Teacher Education.

Author Biographies

Alaim Souza Neto Souza Neto , Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), especialização em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação. Licenciado em Letras, Pedagogia e Engenharia Química. Professor do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE); do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA); do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Mestrado Profissional em Física (MNPEF) da UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares (OPC/UFSC), relacionando os campos do Currículo, da Formação Docente e das Tecnologias, além de membro pesquisador da Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia (Repercute/UFSC) e do Grupo Observatório de Práticas Escolares (OPE/Udesc). Coordenador-geral do Núcleo de Produção de Conteúdo Digital da UFSC – campus Blumenau (Nucondi-Blu). Suas pesquisas são voltadas para os campos do Currículo, da Formação de Professores, do Ensino de Literatura, da Avaliação e Gestão da Educação, da Cultura Digital e da Inovação Pedagógica, problematizando a integração de tecnologias na cultura escolar.

Roseli Zen Cerny , Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestra em Educação pela UFSC (2001). Vice-Diretora do Centro de Ciências de Educação (CED) da UFSC. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Itinera (UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e currículo.

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Published

30-12-2022

How to Cite

Souza Neto , A. S. N., & Cerny , R. Z. . (2022). Why integrate technologies into the curriculum? The challenges of this integration . Revista (Entre Parênteses), 11(2), e022005. Retrieved from http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/2181