Tendências do mercado educacional e seus efeitos na produção editorial de materiais preparatórios para concursos
Palabras clave:
Producción editorial. Editoración. Libros didácticos. Mercado educacional. Mercado editorial.Resumen
Este artículo presenta un panorama de la producción editorial de libros didácticos en Brasil, discutiendo principalmente la influencia del mercado educacional en el campo de la editoración de materiales preparatorios para concursos. Se buscaron referencias en la tradición editorial, así como en mis observaciones, vivencias y experiencias adquiridas en el segmento editorial, sustentadas en conocimientos bibliográficos y científicos, considerando que las habilidades en la producción editorial son constituidas tanto en el campo teórico como científico como también especialmente hincadas en la práctica, en un proprio hacer editorial.
Citas
AZEVEDO, Paulo Sérgio de Souza. A produção de livros didáticos: tensões e diálogos. Revista Latino-Americana de História, São Leopoldo, v. 2, n. 6, p. 863-880, ago. 2013. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/240/193 Acesso em: 12 fev. 2021.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras, 1999.
BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO - BNDES. Desafios para o setor editorial brasileiro de livros na era digital. Setorial 36, p. 429- 473, set. 2012.
BITTENCOURT, Circe. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3. p.471-473, 2004.
BOTTOMORE, Thomas. Dicionário do pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BORGES, Ricardo B. Do original à obra publicada. Piracicaba: IAA-Planalsucar, 1986. 44p.
CHIZZOTI, Antonio. Educação superior e o mercado de serviços educacionais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 01, p.898-924, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/766/76631146002.pdf. Acesso em: 01 jul. 2021.
FERRARO, Juliana Ricarte. A produção dos livros didáticos: uma reflexão sobre imagem texto e autoria. Caderno do CEOM, UNOESC/Chapecó, v. 35, n. 34, p. 170-188, 2011.
FERREIRA, Rita Gonçalves Marques Portella. Política Editorial no Contexto da Indústria da Informação. Revista Infociência, São Luís, v. 3, p 11-19, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado