Tendências do mercado educacional e seus efeitos na produção editorial de materiais preparatórios para concursos

Autores/as

Palabras clave:

Producción editorial. Editoración. Libros didácticos. Mercado educacional. Mercado editorial.

Resumen

Este artículo presenta un panorama de la producción editorial de libros didácticos en Brasil, discutiendo principalmente la influencia del mercado educacional en el campo de la editoración de materiales preparatorios para concursos. Se buscaron referencias en la tradición editorial, así como en mis observaciones, vivencias y experiencias adquiridas en el segmento editorial, sustentadas en conocimientos bibliográficos y científicos, considerando que las habilidades en la producción editorial son constituidas tanto en el campo teórico como científico como también especialmente hincadas en la práctica, en un proprio hacer editorial.

Biografía del autor/a

Carolina de Oliveira Gomes , Universidade Federal de Alfenas

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com ênfase em Língua Espanhola, já atuou em diferentes modalidades de ensino, desenvolvendo ações interdisciplinares na área de cinema e cultura hispânica no Presídio Regional de Alfenas pelo projeto de extensão universitária CinEmoción. Também já participou como bolsista de projetos como o Programa de Educação Tutorial (PET/Conexões de Saberes - Letras) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o que lhe permitiu aprofundar estudos extracurriculares, metodologias e práticas de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira - Espanhol. Também foi professora de Língua Espanhola pela rede pública do Estado de Minas Gerais, atuando no projeto Escola Integral Integrada. Desenvolveu ações educacionais como bolsista no Programa Residência Pedagógica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e atuou como revisora e preparadora textual na empresa Nova Concursos.

Flaviane Faria Carvalho , Universidade Federal de Alfenas

É Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa (2012), mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica social, multimodalidade, análise crítica do discurso, multiletramentos, gêneros textuais, escrita acadêmica, roteiro e produção de documentário, editoração e assessoria de comunicação. Foi Analista de Treinamento do Grupo UOL Educação, Professora do SENAC-MG e do Curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente, é Presidente do Conselho Editorial da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas e membro do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (GPLin/UNIFAL-MG), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) e do Grupo de Estudos em Multiletramentos, Leitura e Textos (GEMULTE/UFES).

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Publicado

21-07-2022

Cómo citar

Gomes , C. de O. ., & Carvalho , F. F. (2022). Tendências do mercado educacional e seus efeitos na produção editorial de materiais preparatórios para concursos . (Entre Paréntesis), 11(1), e022001. Recuperado a partir de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1958

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos