Tendências do mercado educacional e seus efeitos na produção editorial de materiais preparatórios para concursos
Keywords:
Editorial production. Publishing. Textbooks. Educational market. Publishing market.Abstract
This article presents an overview of the editorial production of textbooks in Brazil, especially discussing the influence of the educational market in the field of publishing materials for exams. Therefore, a bibliographic research was made, focusing on the editorial tradition, as well as a discussion based on observations, experiences and personal experiences acquired in the editorial segment, considering that work-related skills in editorial production are built both in theoretical and scientific field, and, mainly, anchored in practice, in the editorial work itself.
References
AZEVEDO, Paulo Sérgio de Souza. A produção de livros didáticos: tensões e diálogos. Revista Latino-Americana de História, São Leopoldo, v. 2, n. 6, p. 863-880, ago. 2013. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/240/193 Acesso em: 12 fev. 2021.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras, 1999.
BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO - BNDES. Desafios para o setor editorial brasileiro de livros na era digital. Setorial 36, p. 429- 473, set. 2012.
BITTENCOURT, Circe. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3. p.471-473, 2004.
BOTTOMORE, Thomas. Dicionário do pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BORGES, Ricardo B. Do original à obra publicada. Piracicaba: IAA-Planalsucar, 1986. 44p.
CHIZZOTI, Antonio. Educação superior e o mercado de serviços educacionais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 01, p.898-924, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/766/76631146002.pdf. Acesso em: 01 jul. 2021.
FERRARO, Juliana Ricarte. A produção dos livros didáticos: uma reflexão sobre imagem texto e autoria. Caderno do CEOM, UNOESC/Chapecó, v. 35, n. 34, p. 170-188, 2011.
FERREIRA, Rita Gonçalves Marques Portella. Política Editorial no Contexto da Indústria da Informação. Revista Infociência, São Luís, v. 3, p 11-19, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado