ENSINO DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE LEITURA E ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

Autores/as

  • Luciene Teixeira Silva UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.171

Palabras clave:

ensino de literatura

Resumen

Este trabalho vem somar-se aos estudos de questões relacionadas ao Ensino de Literatura. Primeiramente, nos referimos ao cenário pós-moderno, ao qual se experimenta uma crise das literaturas, que interfere na formação de um indivíduo crítico, reflexivo e atuante na transformação da sociedade em que vive. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o ensino de Literatura para jovens do século XXI, que vivem uma realidade envolvida pela cultura globalizada e por inúmeros recursos tecnológicos e digitais. Consideramos como referencial teórico os estudos de Antonio Candido relativos à Literatura como um direito do ser humano e as teorias da Estética da Recepção, que refletem a possibilidade de realizar estas ações a partir do próprio texto, estabelecido pela relação dialógica entre texto literário e leitor.

Publicado

13-12-2013

Cómo citar

Silva, L. T. (2013). ENSINO DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE LEITURA E ESTÉTICA DA RECEPÇÃO. (Entre Paréntesis), 1(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.171

Número

Sección

Artigos - Ensino

Artículos similares

<< < > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.