IMAGENS DO INSÓLITO E DA HISTORICIDADE EM CHICOS QUE VUELVEN (2011) E NUESTRA PARTE DE NOCHE (2019), DE MARIANA ENRÍQUEZ
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n2.1439Palavras-chave:
Imagens;, Insólitos;, Historicidade;Resumo
Este artigo objetiva propor algumas reflexões sobre as intersecções entre o insólito e a historicidade presentes em dois textos ficcionais: a novela Chicos que vuelven (2011) e o romance Nuestra parte de noche (2019), da escritora argentina Mariana Enríquez. A partir dessas narrativas, pretende-se analisar de que forma a composição de imagens do insólito ressaltam os aspectos da historicidade, destacando o estreito vínculo entre ambos ao mesmo tempo em que evidencia a excepcionalidade da própria realidade. Para tanto, os estudos de F. Furtado (1980), R. Ceserani (2006), R. Campra (2008), D. Roas (2011), entre outros, servirão de apoio teórico. Com isso, espera-se que as reflexões expressas neste artigo possam iluminar perspectivas analítico-interpretativas acerca da obra da escritora argentina e da produção literária contemporânea que dialoga com as distintas vertentes do insólito ficcional.
Referências
CAMPRA, Rosalba. Territorios de la ficción: lo fantástico. Sevilla: Editorial Renacimiento, 2008.
CESERANI, Remo. O fantástico. Tradução: Nilton Cezar Tridapolli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
CROS, Edmond. La sociocrítica. Madrid: Arco Libros, 2009.
ENRÍQUEZ, Mariana. Chicos que vuelven. Villa María: Eduvim, 2011. E-book.
_________________. Nuestra parte de noche. Barcelona: Ed. Anagrama, 2019.
FURTADO, Filipe. A construção da narrativa fantástica. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.
OLEA-FRANCO, Rafael. En el reino de los aparecidos: Roa Bárcena, Fuentes y Pacheco. México: El Colegio de México, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado