Crítica de processo e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores/as

  • Eva Cristina Francisco Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1560

Palabras clave:

crítica de procesos; cine; lenguaje cinematográfico; enseñanza y aprendizaje de la lengua portuguesa

Resumen

La crítica genética ha ampliado su campo de investigación en torno a nuevas reflexiones sobre los procesos de creación de la obra de arte y está a la altura de un nuevo concepto: la crítica de procesos. En el centro de estas reflexiones se encuentran las estrategias que pueden aportar prácticas innovadoras y exitosas a la enseñanza y el aprendizaje de la lengua portuguesa, así como de las lenguas en general. En este sentido, este artículo desafía reflexiones sobre el proceso crítico en el cine, presentando el papel de la cámara como creadora de la impresión de realidad y parte del proceso creativo cinematográfico. A partir de estas consideraciones, se vislumbran posibilidades para la práctica docente en la enseñanza-aprendizaje del português brasileño / lenguaje . Para ello, utilizamos referencias teóricas sobre lenguaje cinematográfico, supuestos de crítica de procesos, así como lingüística aplicada.

Biografía del autor/a

Eva Cristina Francisco, Instituto Federal de São Paulo

Possui Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2004), Licenciatura em Letras/Espanhol pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (2014), Especialização em Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional -UNINTER (2011) Mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2010), é Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016) . Possui pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Constitui o corpo docente do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avaré. Tem experiência na área de Letras, com concentração em Estudos da Linguagem. Atuou como docente dos cursos de Licenciatura em Letras da Univerisdade Estadual do Norte do Paraná.. Atuou também como coordenadora e docente do curso de Pós- Graduação em Estudos Linguísticos e Literários, no programa de pós-graduação lato sensu da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É líder do Grupo de Pesquisas do curso de Letras (EALIFP). Atualmente é coordenadora do curso de Letras Português e Espanhol no IFSP - Câmpus Avaré e coordenadora do PIBID de Língua Portuguesa. Também foi consultora dos currículos de referência dos cursos superiores de tecnologia e licenciatura do IFSP e analista técnico-pedagógico de currículos. É autora dos livros Os signos educativos em Felicidade por um fio: uma abordagem às relações étnico-raciais e Nos bastdores do cinema: a trajetória do papel às telas no filme Primo Basílio. Participou da organização de diversas obras acadêmico-científicas da area de Letras/Linguagens. É docente bolsista do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica do IFSP pelo sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) na modalidade EAD). É docente permanente da pós-graduação stricto-sensu do IFSP (ProfEPT). Atua como colaboradora da DAEX (Diretoria Adjunta de Avaliação Externa) na reitoria da instituição em que atua .

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Publicado

30-06-2021

Cómo citar

Francisco, E. C. (2021). Crítica de processo e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. (Entre Paréntesis), 10(1), e021011. https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1560