Crítica de processo e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Authors

  • Eva Cristina Francisco Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1560

Keywords:

process criticism; movie theater; cinematic language; Portuguese language teaching and learning

Abstract

Genetic criticism has broadened its field of research with regard to new reflections on the creation processes of the work of art and does justice to a new concept: process criticism. At the heart of these reflections are strategies that can bring innovative and successful practices to the teaching and learning of the Portuguese language, as well as languages ​​in general. In this sense, this article challenges reflections on the process criticism in cinema, presenting the role of the camera as the creator of the impression of reality and part of the creative cinematographic process. From these considerations, possibilities for teaching practice in the teaching-learning of Brazilian Portuguese / languages ​​are glimpsed. For that, we use theoretical references on cinematographic language, assumptions of process criticism, as well as applied linguistics.

Author Biography

Eva Cristina Francisco, Instituto Federal de São Paulo

Possui Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2004), Licenciatura em Letras/Espanhol pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus (2014), Especialização em Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional -UNINTER (2011) Mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (2010), é Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2016) . Possui pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Constitui o corpo docente do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avaré. Tem experiência na área de Letras, com concentração em Estudos da Linguagem. Atuou como docente dos cursos de Licenciatura em Letras da Univerisdade Estadual do Norte do Paraná.. Atuou também como coordenadora e docente do curso de Pós- Graduação em Estudos Linguísticos e Literários, no programa de pós-graduação lato sensu da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É líder do Grupo de Pesquisas do curso de Letras (EALIFP). Atualmente é coordenadora do curso de Letras Português e Espanhol no IFSP - Câmpus Avaré e coordenadora do PIBID de Língua Portuguesa. Também foi consultora dos currículos de referência dos cursos superiores de tecnologia e licenciatura do IFSP e analista técnico-pedagógico de currículos. É autora dos livros Os signos educativos em Felicidade por um fio: uma abordagem às relações étnico-raciais e Nos bastdores do cinema: a trajetória do papel às telas no filme Primo Basílio. Participou da organização de diversas obras acadêmico-científicas da area de Letras/Linguagens. É docente bolsista do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica do IFSP pelo sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) na modalidade EAD). É docente permanente da pós-graduação stricto-sensu do IFSP (ProfEPT). Atua como colaboradora da DAEX (Diretoria Adjunta de Avaliação Externa) na reitoria da instituição em que atua .

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Published

30-06-2021

How to Cite

Francisco, E. C. (2021). Crítica de processo e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Revista (Entre Parênteses), 10(1), e021011. https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1560