Crítica de processo e ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1560Keywords:
process criticism; movie theater; cinematic language; Portuguese language teaching and learningAbstract
Genetic criticism has broadened its field of research with regard to new reflections on the creation processes of the work of art and does justice to a new concept: process criticism. At the heart of these reflections are strategies that can bring innovative and successful practices to the teaching and learning of the Portuguese language, as well as languages in general. In this sense, this article challenges reflections on the process criticism in cinema, presenting the role of the camera as the creator of the impression of reality and part of the creative cinematographic process. From these considerations, possibilities for teaching practice in the teaching-learning of Brazilian Portuguese / languages are glimpsed. For that, we use theoretical references on cinematographic language, assumptions of process criticism, as well as applied linguistics.
References
CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. 2. ed. revisada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Angela M. S. Correa & Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.
CHESHIRE, David. Manual de Cinematografía. H-Blume Ediciones, Madrid, 1979.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Lições de texto. Leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.
FRANCISCO, Eva Cristina. Nos bastidores do Cinema: a trajetória do papel às telas no filme Primo Basílio. 1. ed. Londrina: EDUEL, 2021.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem.14 ed. Campinas:Papirus, 2010.
MARTIN, Marcel. A Linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2003.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processo de Criação. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. Tradução de Péricles Cunha. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1997 [1975].
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005
SALLES, Cecília de Almeida. Redes da Criação: construção da obra de arte. São Paulo: Edit. Horizonte, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado