Tierra en tránsito
BRUCE CHATWIN, ESCRITOR MIGRANTE
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2n9.1216Palabras clave:
Bruce Chatwin, Narrativa, NomadismoResumen
Este artículo es una presentación del trabajo de Bruce Chatwin basado en la idea de una “alternativa nómada”, con la que el escritor inglés busca definir su literatura. Con la noción de escritura migrante, analizaremos el pequeño conjunto de narrativas producidas por Chatwin y, sin pretender agotar el análisis de su producción, nuestro objetivo es (re)presentar el autor a un público brasileño que aún no conoce sus textos. Proponemos algunos conceptos clave, como la escritura migrante, la escritura nómada y la pasión por los mapas, extraídos de su biografía y sus narrativas. La metodología adoptada es el análisis textual de sus obras, apoyado por la noción de bio/grafía, de Dominique Maingueneau, entre algunos teóricos, y de los que nos ocuparemos para establecer una investigación del inter-lugar “escribir/vivir” en la trayectoria literaria de Bruce Chatwin.
Citas
AMBROSE, Tom. Heróis e exílios: ícone gays através dos tempos. Trad. Elisa Nazarian. Belho Horizonte: Gutemberg, 2011, p. 181-188.
ASSIS, Joaquim Maria Machade de. Memórias póstumas de Brás Cubas. 3. ed. Rio de Janeiro: Garnier, 1994.
BUENO, Mónica. Patagonia: el contorno de la literatura nacional. Márgenes, n. 6/7, p. 89-97, jan. - dez. 2005.
CHATWIN, Bruce. In Patagonia [1977]. London: Vintage, 2005.
______. Na Patagônia. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
______. The Viceroy of Ouidah [1980]. London: Vintage, 1998.
______. O Vice-Rei de Uidá. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
______. On the Black Hill [1982]. London: Vintage, 1982.
______. The songlines [1987]. London: Vintage, 1998.
______. Utz [1988]. London: Vintage, 2005.
______. What am I doing here [1989]. London: Vintage, 2005.
______. Anatomy of restlessness [1996]. London: Vintage, 1997.
______. Under the sun: the letters of Bruce Chatwin [2011]. Selected and edited by Elizabeth Chatwin and Nicholas Shakespeare. London: Penguin, 2012.
CLAPP, Susannah. Con Chatwin: retrato de un escritor. Barcelona: Muchnik Editores, 1997.
CONRAD, Joseph. Heart of darkness. London: Penguin, 1994.
LAW, Robin. A carreira de Francisco Félix de Souza na África Ocidental (1800-1849). Topoi, v. 2, n. 2, p. 9-39, 2001.
LIMA, Luiz Costa. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, sociedade. 2. ed. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 45-62.
______. Discurso literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2009, p. 151-162.
OLIVEIRA, Paulo Cesar S. de. Trânsitos narrativos no Atlântico Negro: Francisco Félix de Souza em múltpilas versões. Cadernos de Literatura Comparada, Porto, PT, Institutode Literatura Comarada Margarida Losa, n. 40, p. 17-43, 2019. Disponível em: https://ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/article/view/532/576.
______. Interseções transculturais no Atlântico Negro: o caso Francisco Félix de Souza. Via Atlântica, n. 25, p. 131-146, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/69548/97320.
______. Viagens reais e imaginárias. Locus: revista de história, Juiz de Fora, v. 17, n. 1, p. 39-61, 2011.
SHAKESPEARE, Nicholas. Bruce Chatwin. London: Vintage,2000.
TOÍBÍN, Colm. Amor em tempos sombrios. Trad. Cordelia Magalhães. São Paulo: Arx, 2004, p. 205-234.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado