Rap: a literatura marginal (periférica) como metodologia no ensino da Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1157Palabras clave:
Literatura marginal. Música en educación. Música rap. Metodología de la enseñanza.Resumen
Es necesaria una reflexión sobre los métodos tradicionales de enseñanza del idioma portugués. Con este fin, este artículo tiene como objetivo llevar el concepto de literatura marginal (periférica) al contexto escolar, presentando la música y el género musical rap como estrategias para enseñar el idioma, ya que despiertan el interés de los estudiantes por las clases. A través de conceptos y contextualizaciones, este estudio enfatiza la importancia de usar la música en la enseñanza, independientemente del tema, revelando una estrategia para el uso del rap en las clases, con un informe de la experiencia de un proyecto del Programa de Iniciación de Becas Institucionales para Docencia (PIBID).
Citas
ALVES, Ana Cristina Tannús. Em busca do discurso poético de Aristide Klafke: Marginalia e contracultura. 118p. 2007. Dissertação de Mestrado.
AZEVEDO, L. Estratégias para enfrentar o presente: a performance, o segredo e a memória (literatura contemporânea no Brasil e na Argentina- dos anos 90 aos dias de hoje) Tese de doutorado em Letras: Literatura Comparada: R.J.: UERJ,2004. Inédita.
BOSI, Alfredo. A escrita e os excluídos. In: Literatura e resistência. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.
DAYRELL, Juarez. A Música Entra em Cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005.
Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Versão 1.0- Dezembro 2001. Copyright 2001. Instituto Antônio Houaiss. Produzido e distribuído pela editora Objetiva. Ltda.
FERRÉZ. Capão Pecado. Rio de janeiro, Editora objetiva, 2005.
Fonseca, Ana Silvia Andreu da. Versos violentamente pacíficos: o rap no currículo escolar. Campinas, SP: [s.n.], 2011.
HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade; tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro, Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Esses Poetas – uma antologia dos anos 90, (organização), Aeroplano Editora, RJ, 1998.
Legião Urbana. Que País é Esse?. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/46973/>. Acesso em: 06 de abril de 2021.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.
MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal? 2a ed. Coleção Primeiros Passos. São Paulo, 1981.
NASCIMENTO, Érica Peçanha. “Literatura Marginal”: os escritores de periferia entram em cena. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade de São Paulo, 2006.
NEVES, Lair Aparecida Delphino. Rap na Sala de Aula. In: Rap e Educação, Rap é Educação, Elaine Nunes Andrade (Org.) Selo Negro, 1999.
SOARES, Mei Hua. A Literatura Periférica na Escola. 156 p. 2008. Dissertação de Mestrado.
PELLEGRINI, Tânia. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil de hoje. In: Ver e imaginar o outro: alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea, Regina Dalcastagnè (Org.) Editora Horizonte, 2008.
Projota. Ela Só Quer Paz. Disponível em <https://www.letras.mus.br/projota/ela-so-quer-paz/>. Acesso em: 06 de abril de 2021.
Wesley Safadão. A Dama e o Vagabundo. Disponível em <https://www.vagalume.com.br/wesley-safadao/a-dama-e-o-vagabundo.html>. Acesso em: 06 de abril de 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado