Rap: a literatura marginal (periférica) como metodologia no ensino da Língua Portuguesa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1157

Keywords:

Marginal Literature. Music in Teaching. Rap. Teaching Methodology.

Abstract

A reflection on the traditional methods of teaching the Portuguese language is necessary. To this end, this article aims to bring the concept of marginal (peripheral) literature to the school context, presenting music and rap music as strategies for teaching the language, since they arouse students' interest in class. Through concepts and contextualizations, this study emphasizes the importance of the use of music in teaching, independent of the discipline, revealing a strategy for the use of rap in classes, with an experience report of a project of the Institutional Program of Initiation Scholarship Teaching (PIBID).

Author Biography

Marcus Vinícius Soares da Costa, Secretaria de Educação do Espírito Santo

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário São Camilo - ES (2017). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Capixaba da Serra (2019). Pós-graduando em Linguagens, Tecnologias e Educação (UFMG). Participou como pesquisador/bolsista do PIBID entre os anos de 2015 e 2017, desenvolvendo projetos nas áreas de Educação em Direitos Humanos, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Literatura e Língua Portuguesa. Possui experiência como Avaliador ad hoc em períodico de Letras. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, com experiência no Ensino Regular e em Espaços de Privação de Liberdade.

References

ALVES, Ana Cristina Tannús. Em busca do discurso poético de Aristide Klafke: Marginalia e contracultura. 118p. 2007. Dissertação de Mestrado.

AZEVEDO, L. Estratégias para enfrentar o presente: a performance, o segredo e a memória (literatura contemporânea no Brasil e na Argentina- dos anos 90 aos dias de hoje) Tese de doutorado em Letras: Literatura Comparada: R.J.: UERJ,2004. Inédita.

BOSI, Alfredo. A escrita e os excluídos. In: Literatura e resistência. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.

DAYRELL, Juarez. A Música Entra em Cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2005.

Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Versão 1.0- Dezembro 2001. Copyright 2001. Instituto Antônio Houaiss. Produzido e distribuído pela editora Objetiva. Ltda.

FERRÉZ. Capão Pecado. Rio de janeiro, Editora objetiva, 2005.

Fonseca, Ana Silvia Andreu da. Versos violentamente pacíficos: o rap no currículo escolar. Campinas, SP: [s.n.], 2011.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade; tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro, Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Esses Poetas – uma antologia dos anos 90, (organização), Aeroplano Editora, RJ, 1998.

Legião Urbana. Que País é Esse?. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/46973/>. Acesso em: 06 de abril de 2021.

LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.

MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal? 2a ed. Coleção Primeiros Passos. São Paulo, 1981.

NASCIMENTO, Érica Peçanha. “Literatura Marginal”: os escritores de periferia entram em cena. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade de São Paulo, 2006.

NEVES, Lair Aparecida Delphino. Rap na Sala de Aula. In: Rap e Educação, Rap é Educação, Elaine Nunes Andrade (Org.) Selo Negro, 1999.

SOARES, Mei Hua. A Literatura Periférica na Escola. 156 p. 2008. Dissertação de Mestrado.

PELLEGRINI, Tânia. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil de hoje. In: Ver e imaginar o outro: alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea, Regina Dalcastagnè (Org.) Editora Horizonte, 2008.

Projota. Ela Só Quer Paz. Disponível em <https://www.letras.mus.br/projota/ela-so-quer-paz/>. Acesso em: 06 de abril de 2021.

Wesley Safadão. A Dama e o Vagabundo. Disponível em <https://www.vagalume.com.br/wesley-safadao/a-dama-e-o-vagabundo.html>. Acesso em: 06 de abril de 2021.

Published

30-06-2021

How to Cite

Soares da Costa, M. V. (2021). Rap: a literatura marginal (periférica) como metodologia no ensino da Língua Portuguesa. Revista (Entre Parênteses), 10(1), e021009. https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1157