O ENSINO BILÍNGUE EM MOÇAMBIQUE: HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA E PROPOSTA DE ABORDAGEM DO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.853Keywords:
Moçambique, heterogeneidade linguística, ensino bilíngue, ensino de português.Abstract
Abstract: In this article I discuss Bilingual Education in Mozambique, particularly the linguistic heterogeneity between Portuguese and emakhuwa and the Portuguese teaching-learning approach methodology in this context. In order to show this linguistic heterogeneity, I take as an example some morphosyntactic occurrences, extracted from texts written by some 7th grade students from two schools in Nampula (north of the country). Regarding the methodological approach, I highlight the corrective practices of the respective teachers in the teaching-learning of Portuguese. In theoretical terms, I rely on the theory of dialogism (BAKHTIN, 1992) and also on the theory of linguistic variation (LABOV, 1972). I suggest that the teaching-learning approach of Portuguese-L2 in a context of Bilingual Education in Mozambique requires, first of all, a contrastive analysis of that language in relation to the native language involved in the process.
Keywords: Mozambique; linguistic heterogeneity; bilingual education; teaching of Portuguese.
References
BAGNO, M. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
CALVET, J. L. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
LABOV, W. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia/PA: University of Pennsylvania Press, 1972.
SAGUATE, A. W. O Português Makhuwa: representação escrita e proposta de exercícios didáticos no ensino bilíngue. Tese (Doutoramento). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paul, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado