A TRADUÇÃO E A LEGENDAGEM NO DOCUMENTÁRIO “EL DERECHO DE VIVIR EN PAZ” (1999) DE CARMEN LUZ PAROT E A RELEVÂNCIA INTERCULTURAL DE VÍCTOR JARA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2i6.811Keywords:
cultura hispânica, documentário, legendagem, tradução, Víctor JaraAbstract
Resumo: O seguinte artigo tem por finalidade focalizar a tradução e a legendagem do documentário El Derecho de Vivir en Paz (Chile, 1999), dirigido por Carmen Luz Parot, que retrata a vida e morte do ícone artístico chileno Víctor Jara (1932-1973), considerando suas relevantes contribuições nos âmbitos de teatro, música, militância popular e, por fim, seu assassinato por meio de tortura durante a violenta ditadura militar liderada pelo general Augusto Pinochet. Este trabalho faz parte de um recorte do projeto de pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC, 2017) que visa olhar para a difusão da cultura hispano-americana em um contexto luso-brasileiro, e utiliza do mecanismo de legendagem para a língua portuguesa como uma ferramenta de mediação cultural a fim de possibilitar o diálogo entre o espectador e a obra cinematográfica em questão.References
ARAUJO, C. M. A. O Ensino de Espanhol no Brasil: História de um processo em construção. In: Anais do Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas. P. 240-252. 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/PDF/catyamarques.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2017.
BAENINGER, R. O Brasil na rota das migrações latino-americanas. In: BAENINGER, R. (org.). Imigração Boliviana no Brasil. Campinas: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Unicamp; Fapesp; CNPq; Unfpa, 2012, p. 9-18.
FUNDACIÓN Victor Jara. Disponível em: <http://fundacionvictorjara.org/victorjara/>. Acesso em: 16 ago. 2017.
GOROVITZ, S. Os labirintos da tradução: a legendagem cinematográfica e a construção do imaginário. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
GRANDÉ, C. Victor Jara: el canto, un arma de lucha, 19--. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2017.
JARA, J. Victor. Un canto inconcluso. Santiago: Editora Libros Arces-Lom, 2007.
WINN, P. A revolução chilena. São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado