EL DISCURSO METAFÍSICO DEL LOCO FINGIDO EN LA OBRA DRAMÁTICA EL CUERDO LOCO DE LOPE DE VEGA

Autores/as

  • Ana Aparecida Teixeira de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v2i5.518

Palabras clave:

Teatro do Século de Ouro, Lope de Vega, El cuerdo loco, Metafísica, loucura

Resumen

Resumo: Na obra dramática El cuerdo loco (1605), Lope de Vega coloca em cena alguns conflitos políticos próprios de um ambiente de corte. Nesse contexto, o Príncipe Antonio utiliza a simulação da loucura para compor uma série de discursos a seu favor e, ao mesmo tempo, contra seus inimigos. O objetivo deste artigo é o de analisar um discurso específico, em que o príncipe baseia-se na Metafísica para demonstrar que somente finge ser um louco e que se encontra em seu pleno juízo. Como resultado, será possível colocar em evidencia o engenho do dramaturgo para compor e, sobretudo, incluir na boca de suas personagens reflexões de caráter metafísico.

Biografía del autor/a

Ana Aparecida Teixeira de Souza, Universidade de São Paulo

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo

Publicado

16-02-2017

Cómo citar

Teixeira de Souza, A. A. (2017). EL DISCURSO METAFÍSICO DEL LOCO FINGIDO EN LA OBRA DRAMÁTICA EL CUERDO LOCO DE LOPE DE VEGA. (Entre Paréntesis), 5(2). https://doi.org/10.32988/rep.v2i5.518

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários