Por que integrar as tecnologias ao currículo? Os desafios dessa integração

Autores

  • Alaim Souza Neto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Tecnologias; Currículo; Integração.

Resumo

O título deste artigo traz uma pergunta muito instigante para nós como autores interessados no objeto em questão. Não temos a pretensão de respondê-la nestas breves páginas, mas sim problematizá-la como uma daquelas que têm gerado muita discussão no campo da Educação. Nesse contexto, este texto apresenta reflexões teóricas, a partir de nossas escolhas epistemológicas, por meio de aproximações com a temática, como também em diálogo com as pesquisas que temos desenvolvido em nossas trajetórias acadêmico-profissionais até o momento, relacionando diferentes campos: Currículo, Tecnologias e Formação de Professores.

Biografia do Autor

Alaim Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), especialização em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação. Licenciado em Letras, Pedagogia e Engenharia Química. Professor do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE); do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA); do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Mestrado Profissional em Física (MNPEF) da UFSC. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares (OPC/UFSC), relacionando os campos do Currículo, da Formação Docente e das Tecnologias, além de membro pesquisador da Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia (Repercute/UFSC) e do Grupo Observatório de Práticas Escolares (OPE/Udesc). Coordenador-geral do Núcleo de Produção de Conteúdo Digital da UFSC – campus Blumenau (Nucondi-Blu). Suas pesquisas são voltadas para os campos do Currículo, da Formação de Professores, do Ensino de Literatura, da Avaliação e Gestão da Educação, da Cultura Digital e da Inovação Pedagógica, problematizando a integração de tecnologias na cultura escolar.

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação-Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestra em Educação pela UFSC (2001). Vice-Diretora do Centro de Ciências de Educação (CED) da UFSC. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Itinera (UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e currículo.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

Souza Neto , A. S. N., & Cerny , R. Z. . (2022). Por que integrar as tecnologias ao currículo? Os desafios dessa integração. Revista (Entre Parênteses), 11(2), e022005. Recuperado de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/2181