Formação pedagógica do docente universitário no contexto do ensino remoto emergencial: a experiência dos setores pedagógicos de uma universidade federal brasileira

Autores

Palavras-chave:

Assessoria Pedagógica Universitária. Formação Pedagógica Docente. Desenvolvimento Profissional Docente.

Resumo

Este artigo apresenta o assessoramento pedagógico docente realizado pelos setores pedagógicos de uma universidade federal brasileira, tendo por objetivo relatar as ações desempenhadas no contexto da transição para o ensino remoto emergencial, em 2020, quando se instaurou a pandemia da Covid-19. Institucionalmente, foi prevista a oferta de formação pedagógica aos docentes como requisito para a manutenção da qualidade das atividades acadêmicas em regime remoto e tal previsão evidencia que a formação pedagógica, função mais característica do assessoramento pedagógico, ampliou sua valorização neste contexto de transição. Ancorado como estudo descritivo, à luz do referencial teórico do campo da Pedagogia Universitária, são apresentados desde a organização setorial responsável pela formação pedagógica, passando pelo programa de desenvolvimento profissional docente institucional, e chegando às ações realizadas, que culminaram na aplicação de avaliação e pesquisas junto aos docentes da instituição. Os resultados sinalizam que as ações têm uma concepção de formação que valoriza o movimento entre a teoria e a reflexão sobre a prática, encontrando eco nas demandas apresentadas pelos próprios docentes. Contudo, a partir de uma análise do modelo de formação adotado, evidencia-se que os setores pedagógicos precisam avançar, para contemplar ações que culminem em comunidades de aprendizagem, transformando profundamente a cultura pedagógica institucional.

Biografia do Autor

Amanda Rezende Costa Xavier , Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro, com período sanduíche (Bolsista Capes - bolsa financiada com recursos do PDSE/CAPES) na Universidade do Porto, Portugal, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). Mestre em Educação também pela UNESP, na linha de pesquisa de Formação de Professores. Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pelo Centro Universitário do Sul de Minas, com especialização (lato sensu) em Gestão e Coordenação Pedagógica e em Psicopedagogia Institucional. Pós- doutoramento em Pedagogia Universitária, no programa de pós-graduação em Educação da UFPel. Membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária - GEPPU, da UNESP/Rio Claro; Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária - GIPedU, da UFPel; Grupo de Pesquisa em Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas - CAFTe, do CIIE/FPCEUP, Portugal. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Assessoria Pedagógica Universitária - GEAPU, que congrega Assessores Pedagógicos de mais de 60 instituições brasileiras de ensino superior. Atualmente é Pedagoga da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no Campus Avançado de Poços de Caldas, com experiência em assessoramento pedagógico docente.

Edna de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Mestra em Administração Pública, Pedagoga da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, Campus Sede Alfenas.

Luciana Maria Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de Alfenas

Especialista em Didática e Gestão Pedagógica, Pedagoga da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL- MG, Campus Sede, Alfenas.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

Xavier, A. R. C. ., Oliveira , E. de ., & Ribeiro , L. M. O. . (2022). Formação pedagógica do docente universitário no contexto do ensino remoto emergencial: a experiência dos setores pedagógicos de uma universidade federal brasileira. Revista (Entre Parênteses), 11(2), e022002. Recuperado de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/2178