Diálogo Linguística e ensino: revisitando a questão do erro no ensino de língua materna

Autores

  • Quezia dos Santos Lopes Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

A questão do “erro”. Ensino de língua materna. Diálogo educação superior e básica. Linguística e ensino.

Resumo

Diversos estudos em Linguística contemporânea (Geraldi (1984); Possenti (1996); Antunes (2006); Bagno (2007); Travaglia (2009); Faraco (2008)) têm apontado os problemas do ensino de português na educação básica, que costuma ser classificado como uma “pedagogia do erro”, responsável por produzir e reforçar o preconceito linguístico e o sentimento de incompetência linguística nos alunos. Neste artigo, que é de natureza qualitativa e bibliográfica, propõe-se revisitar a questão do “erro” no ensino tradicional em língua materna nos seus principais eixos (análise gramatical, escrita, leitura e oralidade), a partir de um referencial teórico da Linguística contemporânea, de modo a redirecionar o seu tratamento. O objetivo deste trabalho é problematizar esta noção e advogar em favor de um maior diálogo entre educação superior e básica e da indissociabilidade entre teoria e prática, que se acredita aqui ser a chave para superação dos problemas atualmente identificados no ensino de língua materna centrado no “erro”. Com isso, espera-se subsidiar o professor em sua prática docente e, ao mesmo tempo, fomentar este debate no meio acadêmico-científico, a fim de provocar novas reflexões e investigações dentro do diálogo Linguística e ensino.

Biografia do Autor

Quezia dos Santos Lopes Oliveira , Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Brasil),com bolsa sanduíche no exterior, concedida pelo programa Capes/DGPU, de 2016 a 2017, para cursar parte do doutorado na USC (Universidade de Santiago de Compostela-Espanha). Mestre em Linguística pela UFRJ e graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Letras (Português/ Literaturas) pela mesma universidade. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, na área de linguística, de 2008 a 2010, e bolsista de Pós-graduação em Linguística pela CAPES no mestrado (2011-2012-Capes/DS) e no doutorado Sanduíche (2016-2017-Capes/DGPU). Desenvolveu, nesse período, pesquisas na área de Linguística com interesse especial pelos temas de concordância verbal, língua e sociedade, processos de variação e mudança linguísticas e aspectos verbais do português. Foi investigadora visitante no Instituto de língua galega, durante o doutorado sanduíche, atuando no projeto "Gallego y portugués brasileiro: historia, variación y cambio"-USC/ILG. Também integrou, como voluntária (de 2007 a 2008), o projeto de pesquisa sobre letramento social e escolar em jovens e adultos vinculado ao PEUL/UFRJ. Possui experiência como professora da educação básica e superior, nas redes pública e privada, e como consultora pedagógica de exames nacionais de larga escala. Atualmente é professora de Linguística da UERJ, integra o grupo de pesquisa do NEPSOL-UFRR e coordena três projetos pela UERJ, dois de Extensão e outro de Iniciação à Docência, nas áreas de Neurociência da linguagem e educação e (socio)linguística e ensino.

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Publicado

23-09-2022

Como Citar

Oliveira , Q. dos S. L. (2022). Diálogo Linguística e ensino: revisitando a questão do erro no ensino de língua materna. Revista (Entre Parênteses), 11(1), e022002. Recuperado de http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1574

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos