Diálogo Linguística e ensino: revisitando a questão do erro no ensino de língua materna
Palavras-chave:
A questão do “erro”. Ensino de língua materna. Diálogo educação superior e básica. Linguística e ensino.Resumo
Diversos estudos em Linguística contemporânea (Geraldi (1984); Possenti (1996); Antunes (2006); Bagno (2007); Travaglia (2009); Faraco (2008)) têm apontado os problemas do ensino de português na educação básica, que costuma ser classificado como uma “pedagogia do erro”, responsável por produzir e reforçar o preconceito linguístico e o sentimento de incompetência linguística nos alunos. Neste artigo, que é de natureza qualitativa e bibliográfica, propõe-se revisitar a questão do “erro” no ensino tradicional em língua materna nos seus principais eixos (análise gramatical, escrita, leitura e oralidade), a partir de um referencial teórico da Linguística contemporânea, de modo a redirecionar o seu tratamento. O objetivo deste trabalho é problematizar esta noção e advogar em favor de um maior diálogo entre educação superior e básica e da indissociabilidade entre teoria e prática, que se acredita aqui ser a chave para superação dos problemas atualmente identificados no ensino de língua materna centrado no “erro”. Com isso, espera-se subsidiar o professor em sua prática docente e, ao mesmo tempo, fomentar este debate no meio acadêmico-científico, a fim de provocar novas reflexões e investigações dentro do diálogo Linguística e ensino.
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