POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Eloésio Paulo Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Ensino de literatura; Leitura por prazer; Literatura na escola.

Resumo

Este artigo objetiva discutir pressupostos para um ensino mais efetivo de literatura na educação básica. Partindo das dificuldades comumente encontradas pelo professor, propõe uma série de atitudes estratégicas com vistas ao aproveitamento máximo do potencial de cada aluno para tornar-se leitor, numa perspectiva de ensino baseada no prazer da leitura.

Biografia do Autor

Eloésio Paulo, Universidade Federal de Alfenas

Professor Associado IV da Universidade Federal de Alfenas (MG) e por dois mandatos coordenador do curso de Licenciatura em Letras da instituição. Doutor em Letras pela UNICAMP. Avaliador de cursos do INEP-MEC (2010/atual). Foi coordenador do curso de Letras e chefe do Departamento de Letras do ICHL/UNIFAL-MG. Foi colaborador do BNI/INEP em 2015/16. Professor com 30 anos de exercício do magistério nos níveis médio e superior. Jornalista com 8 anos de exercício em redações de jornais e emissoras de rádio e TV. Autor de diversos livros e cerca de 50 artigos sobre literatura publicados em jornais e revistas. Atividades recentes Estágio pós-doutoral na FALE/UFMG (2017/2018) Orientador da Residência Pedagógica em Letras/Português (2019/2020) Coordenação do curso de Licenciatura em Letras da UNIFAL-MG Coordenação institucional do programa Inglês sem Fronteiras (desde 1/12/2015) Estágio pós-doutoral na UFMG (2012-2013) Colaborador da revista "Pessoa", com resenha quinzenal de um romance brasileiro, entre 2013 e 2018. Publicações (literatura e crítica) "O casamento da bruxa com Papai Noel" (Aaatchim Editorial, 2019) "Poemas em olhês e orelhês" (Aaatchim Editorial, 2019) "O teu que é mais azul" (Sic Edições, 2019) "Deuses em desuso" (Sic Edições, 2016) "Os 10 pecados de Paulo Coelho" (Dub Digital, 2014) "Loucura e ideologia em dois romances dos anos 1970" (Sic Edições, 2014) "Homo hereticus" (poemas; Alfenas: Sic Edições, 2013) "Jornal para eremitas" (Móblie Editorial, 2012) "Os 10 pecados de Paulo Coelho" (Editora Horizonte, 2007) "Inferno de bolso etc." (Sic Edições, 2006) Cogumelos do Mais ou Menos (Sic Edições, 2005) "Primeiras Palavras do Mamute Degelado" (Coleção 100 Leitores, 2000) "O Dentro Mais do que Fora" - O Hospício como Alegoria em Três Romances dos Anos 70 (Brasília, UnB, 2000) "Teatro às escuras; uma introdução ao romance de Uilcon Pereira" (Sic Edições, 1987) Resenhas de livros em O "Estado de S. Paulo", no "Jornal da Tarde" (2000 e 2001) e em "O Globo" (2008 e 2009) Participação em coletâneas e publicações literárias de diversas regiões do país, desde 1983.

Referências

ADORNO, Th. Minima moralia. São Paulo: Ática, 1993.
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. São Paulo: Edições Graal, 1982.
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito da leitura. 2 ed. São Paulo: Ática, 1991.
CEREJA, W.R. Ensino de literatura. São Paulo: Atual, 2006.
COELHO, N.N. O ensino da literatura. São Paulo: FTD, 1966.
COSSON, R. Letramento literário; teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
FELMAN, S. La folie et la chose littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1978.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GIARDINELLI, M. Voltar a ler – Propostas para ser uma nação de leitores. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.
HERRMANN, F. Psicanálise do cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 1985.
SCHWARZ, R. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
TODOROV, T. A literatura em perigo. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
ZILBERMAN, R. et al. Leitura em crise na escola – As alternativas do professor. 8 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

Downloads

Publicado

21-12-2018

Como Citar

PAULO , Eloésio. POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LITERATURA. Trem de Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e018008, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1618. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários