BIOPROSPECÇÃO DE BACTÉRIAS LÁTICAS AUTÓCTONES PARA APLICAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E NA ÁREA FARMACÊUTICA
Resumo
A bioprospecção de microrganismos autóctones feitos através da microflora presente nos pomares de frutos estabelecidos na região Meio Oeste de Santa Catarina, teve por objetivo analisar no fermentado da polpa de maçã, bactérias láticas para o desenvolvimento de produtos para a área de alimentos. Realizou-se após a fermentação espontânea da polpa de maçã com o mosto de cerveja pilsen, o isolamento do fermentado em diferentes concentrações e tipos de caldo. Logo após a análise do crescimento e foi constatado a presença numerosa de
bactérias láticas principalmente bacilos gram positivos, e estando na presença e em isolamento de diferentes concentrações de sal e de pH, reagiram de forma positiva pois cresceram nas concentrações de pH 2,0 4,6 e 7,0, tendo crescimento nas temperaturas 28 ºC e 37 ºC, e tolerância e crescimento nas concentrações de sal a 0,5%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.