ATEZOLIZUMABE COMO ABORDAGEM IMUNOTERAPÊUTICA PARA O MANEJO CLÍNICO DO CÂNCER DE MAMA TRIPLO NEGATIVO - REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
O câncer de mama apresenta taxas de mortalidade elevadas e é o tumor mais comum em mulheres em todo o mundo. Dentre os tipos, o câncer de mama triplo negativo (CMTN) tem o pior prognóstico e é altamente incidente em mulheres jovens. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi associar as características do CMTN e os fatores prognósticos da imunoterapia quando o atezolizumabe foi aplicado para seu manejo clínico. Realizou-se revisão sistemática segundo as diretrizes do PRISMA, nas bases de dados PubMed, LILACS, Web of Science e SCOPUS, selecionando artigos publicados nos últimos 10 anos nos idiomas português e inglês. O levantamento bibliográfico revelou que o CMTN é um grupo excepcionalmente heterogêneo e agressivo de câncer de mama, apresentando as maiores taxas metastáticas e a menor sobrevida global quando comparado a outros subtipos moleculares de câncer de mama. Diante disso, a imunoterapia surgiu como uma estratégia de tratamento promissora para o CMTN. A pesquisa encontrou 10 artigos que relataram o atezolizumabe como nova abordagem para o manejo do CMTN. O atezolizumabe, um fármaco anti-PD-L1, tem sido estudado em associação com o nab-paclitaxel e já demonstrou benefícios para pacientes afetados pelo CMTN. Nesse sentido, esta revisão sistemática mostra que a aprovação da imunoterapia com atezolizumabe traz uma nova e promissora opção de tratamento contra o CMTN.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.