Atividade broncodilatadora de Mikania glomerata Sprengel (guaco) em pacientes com asma
Resumo
O presente estudo tem por objetivo relatar o efeito broncodilatador da Mikania glomerata em pacientes com asma, através dos princípios ativos presentes, bem como demostrar a taxa de casos registrados e o benefício do uso de fitoterápicos no tratamento da asma. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, utilizando o método de abordagem hipotética dedutiva, através do levantamento bibliográfico tendo como foco a utilização da ação broncodilatadora da M. glomerata em pacientes com asma. Trata-se de um fitoterápico utilizado na forma de xarope ou extrato cuja eficiência e segurança estão confirmadas através de estudos e ensaios. Seu principal princípio ativo é cumarina que apresenta atividade broncodilatadora através da inibição dos receptores de cálcio realizando relaxamento da musculatura lisa dos brônquios e por apresentar ligação com o sítio ativo do receptor muscarínico M3. Assim, a M. glomerata apresenta uma excelente ação broncodilatadora, sendo reconhecida pela ANVISA para o tratamento da asma, além de reduzir o custo e reações adversas apresentados no tratamento convencional. Foram observados inúmeros estudos que avaliam a atividade broncodilatadora promovida pelas cumarinas em M. glomerata, com isso, esse artigo apresentou os principais resultados publicados, assim, através desta compilação, novos estudos poderão ser realizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.