PERFIL DE ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL/MG EM SOFRIMENTO PSÍQUICO
Resumo
O ingresso na Universidade embora seja uma conquista, traz vários desafios e exige a adoção de novas posturas, responsabilidades e adaptação por parte do acadêmico. Neste sentido, a PRACE apoia os acadêmicos e acolhe aqueles que apresentam algum grau de sofrimento psíquico. Este projeto teve por objetivo analisar os dados coletados na PRACE e traçar um perfil dos estudantes em sofrimento psíquico. Trata-se de um estudo transversal, no qual os dados foram fornecidos pela enfermeira da área de Saúde Mental do ano de 2016, e por uma psicóloga responsável da PRACE do o ano de 2017. No ano de 2016, 90 alunos procuraram ajuda na PRACE (Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos e Estudantis) e no ano de 2017 foram 118 alunos, a maioria do sexo feminino em ambos os anos, com idade entre 17 e 38 anos. Os acadêmicos pertenciam aos cursos de Medicina (16,85%), Enfermagem (15,73%) e Farmácia (8,99%) (2016) e Ciências Biológicas (16,10%), Enfermagem (13,56%) e Farmácia (11,86%) (2017). Em 2016 e 2017, 52,17% e 52,71% respectivamente dos acadêmicos tiveram pensamento de morte. Conclui-se que o objetivo deste estudo foi alcançado e esses dados poderão ser usados futuramente pela Universidade para traçar estratégias que auxiliem estes acadêmicos a prevenir ou tratar o sofrimento psíquico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.