ESTUDO DA PREVALÊNCIA DOS ANTÍGENOS DOS SISTEMAS SANGUÍNEOS ABO, Rh EM JOVENS RESIDENTES EM ALFENAS-MG
Resumo
O objetivo deste trabalho foi determinar o perfil sanguíneo de jovens residentes no município de Alfenas-MG quanto ao sistema ABO e Rh, além de promover atividades educativas a respeito da doação de sangue, visando o aumento de interesse dos mesmos em se tornarem novos doadores de sangue. Assim, 948 voluntários, jovens do sexo masculino, tiveram seu sangue coletado por punção venosa, e sua tipagem sanguínea determinada por método de tubo de ensaio, apresentando os seguintes resultados: em relação ao sistema ABO, 409 indivíduos do grupo sanguíneo O (43,14%), 396 do grupo A (41,77%), 106 do grupo B (11,08%) e 37 do grupo AB (3,90%). Quanto ao antígeno D (Rh0), a frequência de D positivo foi de 88,5% dos voluntários, enquanto negativo 11,5%. As análises demonstraram prevalências das classes fenotípicas dos sistemas ABO e Rh similares às encontradas em trabalhos prévios de outros autores. Estudos como este são de grande importância para o conhecimento do perfil sanguíneo da população, possibilitando que estratégias do planejamento em saúde sejam realizadas pelos agentes e órgãos responsáveis, além de fornecerem o suporte e conhecimento para fomentar a geração de novos doadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.