Uso da receita popular do látex comercial de Janaguba (Himatanthus drasticus) em ensaios anti-inflamatórios e antimicrobianos
Resumo
O conhecimento popular sobre as plantas e suas curas é transmitido através de várias gerações. Uma planta bastante utilizada e comercializada, principalmente no Ceará, Nordeste do Brasil, é a janaguba (Himatanthus drasticus), um espécime da família Apocynaceae. Seu principal produto é o látex, cujo uso vem sendo indicado para tratamento de cânceres, inflamações e infecções microbianas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a receita popular do látex comercial de Himatanthus drasticus em ensaios anti-inflamatórios e antimicrobianos. A atividade anti-inflamatória do látex foi avaliada por via oral e tópica no edema de orelha induzido por xileno. Dexametasona, anti-inflamatório de referência, foi utilizado como controle positivo. A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo teste de difusão em disco contra cepas de Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Salmonella choleraesuis, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Enterobacter aerogenes, agentes causadores de infecções comuns. O látex comercial de janaguba, utilizado conforme a receita popular, não revelou efeito anti-inflamatório frente à ação do xileno, quando administrado tanto pela via oral quanto pela via tópica. Estudo in vitro não mostrou atividade antimicrobiana do látex contra nenhuma das cepas testadas. O leite de janaguba comercial, seguindo a receita popular, não apresentou atividades anti-inflamatória e antimicrobiana nos ensaios realizados nesse trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor e da revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.