LIVRO DIDÁTICO: LUGAR DE MEMÓRIA

Eliezer Raimundo de Souza Costa

Resumo


Resumo: ao longo da primeira metade do século XX os livros de história se constituíram em útil instrumento de educação. Na disciplina escolar História do Brasil, o livro didático se tornou um dos veículos responsáveis pela formação de uma nova consciência cívica. Em tal contexto, os livros escolares moldaram um ideal de cidadania emergente. Como instrumentos de formação cívica, o livro de história seria o portador de uma memória nacional por excelência. Como tal, suas lições uniriam a juventude brasileira em uma identidade comum.

Palavras-chave: história e memória; livros didáticos; ensino de história.

Abstract: throughout the first half of the twentieth century the history books had been formed into useful educational tool. The textbook of History of Brazil became a vehicle responsible for the formation of a new civic consciousness. In this context, the textbooks had been responsable for draw an emerging ideal of citizenship. As instruments of civic education, the history book would be the bearer of a national memory par excellence. As such, its lessons to Brazilian youth united the students in a common identity.

Key words: history and memory, textbooks, teaching history.


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