Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Cultura histórica & Patrimônio é um periódico do curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), de periodicidade semestral, dedicado à publicação de artigos originais, resenhas de livros e entrevistas da área de História, com ênfase para a produção acerca da Cultura histórica, do Patrimônio, da Educação histórica e da História pública.

São aceitos artigos e resenhas de professores e de pesquisadores que sejam, no mínimo, mestrandos.

A submissão de artigos, a publicação dos textos e o acesso a todos os materiais da revista são totalmente gratuitos. Não há e não haverá nenhum tipo de cobrança para autores ou para leitores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos que atenderem aos requisitos básicos para submissão serão obrigatoriamente avaliados por dois pareceristas. Havendo pareceres contrários, recorrer-se-á a um terceiro parecerista. São necessários dois pareceres favoráveis para que o texto seja publicado.

Na política de avaliação do periódico, estabelece-se que o autor do texto deve atender às solicitações dos pareceristas, sob pena de recusa do texto.

O Editor responsável e o Conselho Editorial se reservam o direito de recusar os artigos que não atenderem às exigências mínimas previstas nas normas aos colaboradores, sem sequer dar início ao processo de avaliação.

Cada autor só poderá ter um artigo em avaliação, entre o início da submissão e a publicação final. Será ainda observado um intervalo de um ano entre a publicação de textos do mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.