Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, LibreOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Arial, de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os autores de artigos e resenhas para a revista Cultura histórica & Patrimônio devem respeitar as seguintes especificações:

1. Todos os trabalhos devem ser enviados pelo sistema de submissão eletrônica. Não serão aceitos materiais encaminhados por correio ou e-mail;

2. Os textos devem ser preparados em editor de texto (Microsoft Word, LibreOffice ou semelhante);

3. Os artigos deverão ser digitados em formato A4 e ter no mínimo 15 páginas e no máximo 25 páginas, em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1,5. As margens devem respeitar as normas ABNT, ou seja, 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita).

Citações curtas (até 3 linhas completas) devem vir no corpo do texto, entre aspas e sem itálico ou negrito, seguidas pela indicação da obra no seguinte formato: (SILVA, 2004, p. 12).

As citações com mais de três linhas completas deverão ser destacadas do texto, com fonte Arial em tamanho 11, em espaçamento simples, recuo de 4 cm.

Deve ser utilizado sempre, para citações diretas e indiretas, o sistema de chamada autor-data. Exemplo: (SILVA, 2004, p. 12). As notas de rodapé devem se reduzir ao essencial, utilizando-as o autor somente para explicações indispensáveis e mantendo-as em cada página.

4. Os artigos deverão obrigatoriamente conter, na primeira página: título em português; resumo em português e abstract de, no máximo, 200 palavras cada um; de 3 a 5 palavras-chave e keywords;

5. As imagens, gráficos e tabelas devem ter resolução máxima de 300 dpi e devem vir inseridas no texto, não como anexos ou no final do texto. Deve-se sempre indicar a procedência dos dados;

6. As resenhas deverão ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas. Devem conter obrigatoriamente, na primeira página, a indicação bibliográfica completa da obra resenhada. Fontes, margens e demais orientações de normatização seguem o estipulado para os artigos. Devem referir-se, no caso de livros nacionais, a publicações do mesmo ano ou do ano anterior à data de submissão da resenha. No caso de livros estrangeiros, serão aceitas resenhas de títulos publicados nos últimos quatro anos anteriores à data de submissão da resenha;

7. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada em nota de rodapé, na primeira página;

8. As referências bibliográficas devem ser apresentadas ao término do texto e nelas somente estarão os textos efetivamente mencionados ao longo do trabalho. As referências bibliográficas devem respeitar as normas ABNT, a saber:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo sem itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro sem itálico e sem aspas. In: SOBRENOME, Nome [do autor ou do organizador]. Título do livro em itálico: subtítulo sem itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem itálico e sem aspas. Título do periódico em itálico. Cidade, volume/número/fascículo, p. x-y, ano.

9. O autor deve, obrigatoriamente, providenciar, antes da submissão do artigo ou da resenha, a revisão textual do material a ser avaliado. Caso sejam detectados, pelos pareceristas, pelos editores e/ou pelos conselhos, problemas textuais que inviabilizem a publicação, os gestores reservar-se-ão o direito de recusar o texto, sem direito à apelação por parte do autor.

10. São aceitos artigos e resenhas de professores e de pesquisadores que sejam, no mínimo, mestrandos efetivamente vinculados a programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES.

11. A submissão de artigos, a publicação dos textos e o acesso a todos os materiais da revista são totalmente gratuitos. Não há e não haverá nenhum tipo de cobrança para autores ou para leitores.

Artigos

Política padrão de seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.