O ESTUDO INTERDISCIPLINAR DO PATRIMÔNIO CULTURAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A ILHA DA RITA EM SÃO FRANCISCO DO SUL/SC

Autores

  • Cibele Dalina Piva Ferrari Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc
  • Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes Universidade da Região de Joinville - Univille

Resumo

Resumo: pertencente ao município de São Francisco do Sul e localizada na baía Babitonga, no litoral norte de Santa Catarina, a Ilha da Rita foi uma base naval de importância estratégica durante a Segunda Guerra Mundial. Este artigo objetiva compreender a Ilha da Rita de forma ampla, considerando seus aspectos históricos, sociais, econômicos, geográficos, ambientais e, principalmente, sua relação com os indivíduos, sobre como é representada e como poderá ser apropriada e ressignificada. Diante disso, optou-se pelo estudo interdisciplinar do patrimônio cultural a partir da identificação e análise das representações sociais. Utilizou-se, para isso, a Teoria das Representações Sociais e a compreensão de que estas são importantes para discutir o patrimônio cultural na contemporaneidade. A pesquisa bibliográfica buscou aprofundar os conceitos de representações sociais, patrimônio cultural, memória, identidade, identificação e interdisciplinaridade. O registro da memória oral foi feito utilizando a metodologia da História Oral, e as entrevistas confirmaram a hipótese de que ela é considerada um patrimônio cultural, bem como apresentaram dados sobre a ocupação da região, memórias sobre sua utilização enquanto base naval e apontaram caminhos para a discussão sobre a sua requalificação.

Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Representações Sociais; História Oral.

Abstract: the Ilha da Rita [Rita’s Island] belongs to the city of São Francisco do Sul and is located in the baía Babitonga [Babitonga’s bay], in the north coast of Santa Catarina. It was a naval base of strategic importance during the Second World War. This article aims to understand the Rita Island in a broadly context, considering its historical, social, economic, geographical and environmental aspects, especially its relationship with individuals, as is represented and as may be appropriate and resignified. Therefore we opted for the interdisciplinary study of cultural heritage from the identification and analysis of social representations. It was used for this, the Theory of Social Representations and the understanding that these are important to discuss the cultural heritage in contemporaneity. The bibliographical research aimed to deepen the concepts of social representations, cultural heritage, memory, identity, identification and interdisciplinarity. The record of the oral memory was done using the methodology of oral history and the interviews confirmed the hypothesis that it is considered a cultural heritage and presented data on the occupation of the region, memories of its use as a naval base and point to ways of the discussion on its requalification.

Keywords: Cultural Heritage; Social Representations; Oral History.

Biografia do Autor

Cibele Dalina Piva Ferrari, Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

Licenciada em História pela Universidade da Região de Joinville, pós-graduada em Gestão Escolar pela Furb e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille (bolsista Capes). Atualmente é aluna do programa de Doutorado em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Udesc, linha de História e Historiografia da Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural, sócia da Associação Nacional de História - ANPUH, da Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE e presidente da Associação de Amigos do Museu Nacional de Imigração e Colonização em Joinville. Tem experiências na área de ensino básico de História e de pesquisa em História, Representações Sociais, Patrimônio Cultural, História da Educação e Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas.

Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Universidade da Região de Joinville - Univille

Graduada, Mestre e Doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.É professora e pesquisadora da Universidade da Região de Joinville desde 1986, no departamento de História e no Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade. Na mesma Universidade já exerceu os cargos de Diretora de Ensino e Pró-reitora de pós Graduação, Pesquisa e Extensão e, mais recentemente de Coordenadora do Programa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade. Foi Diretora do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville durante quatro anos, onde desenvolveu diversos projetos preservacionistas, museográficos e educativos. Possui sete livros publicados, vários capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. É coordenadora do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Patrimônio Cultural, cadastrado pelo CNPq, Membro da Comissão Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural - COMPHAAN de Joinville desde 2008 e Membro Individual Regular do Conselho Internacional de Museus - ICOM -BR. Atua nas áreas de História e Patrimônio Cultural mais especificamente na linha de Representações e Museus. Atualmente desenvolve projeto de Pós-doutoramento em Museologia na Universidade Lusófona de Lisboa.

Downloads

Publicado

06-07-2016