Esta es un versión antigua publicada el 03-04-2026. Consulte la versión más reciente.

Sons, sabores e identidade

uma análise socioespacial comparativa entre o “Festival Café com Música” (Cristina/MG) e a “Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo” (Piranguinho/MG)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.6.11-14

Palabras clave:

Geografia cultural, Alimentação típica, Festividades, Identidade, Sul de Minas Gerais

Resumen

O presente trabalho analisa comparativamente duas festividades do Sul de Minas Gerais: o “Festival Café com Música”, realizado no município de Cristina, e a “Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo”, realizado em Piranguinho. Ambas possuem forte vínculo com a alimentação típica e se constituem como práticas culturais que organizam o espaço urbano, além de movimentarem a economia local por meio do turismo e do comércio. O objetivo é compreender como esses eventos contribuem para a produção de identidades regionais e para a valorização da paisagem cultural sul-mineira. A metodologia adotada envolve pesquisa bibliográfica em geografia cultural e observação participante, com pesquisa de campo. Os resultados parciais indicam que as festividades fortalecem laços de pertencimento, ressignificam os espaços públicos e projetam os municípios no cenário cultural regional, demonstrando a alimentação e as festividades como elementos centrais na produção socioespacial, principalmente nos dias em que os eventos acontecem.

Biografía del autor/a

Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (DCI/UFSCar). Concluiu o Doutorado em Educação (2007) e Mestrado em Educação (2004), ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS/UFSCar). Está credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE/UFSCar) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar). Editor da Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade (RBCTS). Sub-editor da Revista Eletrônica de Educação (Reveduc/PPGE/UFSCar). Líder do grupos de pesquisa Conhecimento e Produção Científica em Educação, pesquisador dos grupos de pesquisa Ciência, Tecnologia e Sociedade, Indicadores métricos para a ciência e tecnologia - UNIR cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Publicou 67 artigos em periódicos especializados. Possui 12 livros e 20 capítulos de livros publicados. Orientou 1 pós-doutorado, 8 teses de doutorado, 14 dissertações de mestrado. Atua na área de Ciência da Informação, Educação e Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia, com ênfase em pesquisas sobre Produção Científica, Análise Bibliométrica e Cientométrica. Em seu currículo Lattes as temáticas mais frequentes na contextualização da produção científica são: educação; história da educação; conhecimento e produção científica; ciência, tecnologia e sociedade; tecnologias da informação e comunicação; educação a distância. 

Citas

APPADURAI, Arjun. Modernidade em larga escala: dimensões culturais da globalização. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.

ARAÚJO, C. C.; CALDAS, A. S. Território, territorialização, territorialidade e a questão agrária: impasses sócio-espaciais, possibilidades analíticas. Geosul, Florianópolis, v. 34, nº 70, p. 358-384, jan/abr 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2019v34n70p358 acesso em 09 set 2025.

FERRER, R. R. Motivações para a produção sustentável de café especial com certificação em Cristina/MG. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Geografia – Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas. 2022.

HALL, Stuart. Identidade cultural e diáspora. In: KANDEL, Jonathan (org.). Identidade: comunidade, cultura, diferença. Londres: Lawrence & Wishart, 1997. p. 222-237.

HARVEY, David. Espaços da esperança. Berkeley: University of California Press, 2005.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Oxford: Blackwell, 1991.

RODRIGUES, L. I. A festa mais doce do Brasil: Piranguinho e o maior pé de moleque do mundo. In: DOMINGUES, Andrea Silva; SALLES, Atilio Castosso (Org.). História, Educação e Sociedade. Pouso Alegre: Universidade do Vale do Sapucaí, 2018, p. 149-163.

RODRIGUES, L. I. Desenvolvimento, cultura e território: o doce pé de moleque em Piranguinho/MG – entre os saberes e o artefato. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá. 2021.

Publicado

03-04-2026

Versiones

Cómo citar

INÁCIO RODRIGUES, Lucas; HAYASHI, Carlos Roberto Massao. Sons, sabores e identidade: uma análise socioespacial comparativa entre o “Festival Café com Música” (Cristina/MG) e a “Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo” (Piranguinho/MG). Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 11, 2026. DOI: 10.29327/243949.6.11-14. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/2821. Acesso em: 21 may. 2026.