O ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN, BRASIL) NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE LECIONAM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/243949.4.7-7Palabras clave:
Cartografia Escolar, Estudo do lugar, Material didático.Resumen
Atlas escolares municipais se apresentam como recursos didáticos pedagógicos capazes de auxiliar o professor de Geografia no percurso formativo da educação básica. O objetivo da presente pesquisa consistiu em analisar a percepção dos professores que lecionam a disciplina Geografia na rede municipal de ensino, sobre o uso do Atlas Geográfico Escolar de Assú/RN, como material didático para o ensino de Geografia. Como metodologia destaca-se o levantamento bibliográfico e a organização de um grupo de trabalho com professores da rede municipal, objetivando a análise do material. Assim, foi possível observar que, a maioria dos professores se preocupam em relacionar os conteúdos com o estudo do lugar, utilizando-o como ponto de referência para a construção do pensamento crítico e espacial. A falta de informações a nível local, ainda é um grande limitador no fazer docente, encontradas de forma fragmentada e muitas vezes, descontextualizadas. Portanto, percebeu-se que a proposta do Atlas Geográfico Escolar, torna-se significante ao se considerar a ausência de materiais didáticos que posam servir de base para o professor utilizar como auxílio ao livro didático no ensino de Geografia sobre o município de Assú/RN.
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