O ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN, BRASIL) NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE LECIONAM GEOGRAFIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.4.7-7

Palabras clave:

Cartografia Escolar, Estudo do lugar, Material didático.

Resumen

Atlas escolares municipais se apresentam como recursos didáticos pedagógicos capazes de auxiliar o professor de Geografia no percurso formativo da educação básica. O objetivo da presente pesquisa consistiu em analisar a percepção dos professores que lecionam a disciplina Geografia na rede municipal de ensino, sobre o uso do Atlas Geográfico Escolar de Assú/RN, como material didático para o ensino de Geografia. Como metodologia destaca-se o levantamento bibliográfico e a organização de um grupo de trabalho com professores da rede municipal, objetivando a análise do material. Assim, foi possível observar que, a maioria dos professores se preocupam em relacionar os conteúdos com o estudo do lugar, utilizando-o como ponto de referência para a construção do pensamento crítico e espacial. A falta de informações a nível local, ainda é um grande limitador no fazer docente, encontradas de forma fragmentada e muitas vezes, descontextualizadas. Portanto, percebeu-se que a proposta do Atlas Geográfico Escolar, torna-se significante ao se considerar a ausência de materiais didáticos que posam servir de base para o professor utilizar como auxílio ao livro didático no ensino de Geografia sobre o município de Assú/RN.

Biografía del autor/a

Geronimo da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Mídias na Educação-DEAD/UERN. Especialista em Ensino de Geografia-CEMGEO/UFPA. Membro do grupo de pesquisa Ambiente Sociedade do departamento de Geografia DGE/UERN-Assú/RN. Atualmente desenvolve pesquisas com ênfase nas temáticas: Geocartografia; Atlas escolares municipais; Materiais didáticos e Ensino de Geografia.

Josiel de Alencar Guedes, UERN

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Geociências e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente sou professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú (RN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Campus Central,. Minhas pesquisas e ensino estão relacionadas a área da Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrogeografia e Geocartografia. 

Citas

ALMEIDA, R. D. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc . Acesso em: 22 jan. 2022.

BUENO, M. A. Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira/AC. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, [s.n.], 2008.

BUENO, M. A. Atlas escolares municipais e sua proposta no âmbito das políticas curriculares educacionais: considerações iniciais. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v.99, p.74-85, 2018.

BUENO, M. A.; BUQUE, S. L. Cartografia escolar e atlas escolares municipais Brasil/Moçambique: o estudo do espaço local e a formação de professores. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.7, n.13, p.233-247, 2017.

CALLAI, H. C. Escola, cotidiano e lugar. In: BUITONI, M. M. S. (Org.). Geografia: ensino fundamental. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília, Coleção Explorando o Ensino, 2010. p.252-278.

CARLOS, J. M. L; GUEDES, J. A.; COSTA, G. S. O atlas escolar municipal de Alto do Rodrigues/RN: concepção e análise de um material didático para o estudo do lugar. Revista Pensar Geografia, Mossoró, v.6, n.2, p.66-91, 2022.

CASTELLAR, S. M. V.; JULIASZ, P. C. S. Cartografia escolar e pensamento espacial: a construção de um campo no Brasil. In: Anais... XIII ENANPEGE. A Geografia brasileira na ciência-mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento. São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.enanpege.ggf.br/2019/resources/anais/8/1562640592ARQUIVOenanpeecastellarjuliaszcompleto.pdf. Aceso em: 2/07/2022.

CASTELLAR, S. V. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. (Org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2018. p.121-135,

CASTROGIOVANNI, A. C. E agora, como fica o ensino da Geografia com a globalização? Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, v.21, n.1, p.95-97, ago. 1996.

CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, p. 45 – 47.2012.

CIROLINI, A.; CASSOL, R.; BRUCH, A. F. Atlas eletrônico municipal como alternativa didática para a Cartografia Escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.11, n.21, p.05-22, jan./dez., 2021. https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.825

COSTA, G. S.; GUEDES, J. A.; BUENO, M. A. O atlas geográfico escolar de Assú/RN: material didático para o estudo do lugar. Geotemas, Pau dos Ferros, v.14, p.1-23, 2024. https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5354

FLICK, U. Métodos de pesquisa: introdução à Metodologia de Pesquisa qualitativa. São Paulo. 3 ed. Artmed, p. 0-399, 2009.

HONDA, J. D. S. Políticas curriculares e atlas escolares municipais: contribuições para o estudo do lugar. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Goiânia, 2017.

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Assu/RN. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/assu/panorama. Acessado em 02/01/2024.

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Bases Cartográficas do IBGE. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: Disponível em: https://downloads.ibge.gov.br/. Acessado em: 28/07/2021.

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Imediatas. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: Disponível em: liv100600.pdf (ibge.gov.br). Acessado em: 24/10/2020.

LESANN, J. G. Atlas escolar de Nova Lima. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

LIMA, F. A. F.; COSTA, F. R. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v.16, n.2, p.105-116, 2012. https://doi.org/10.5902/223649947338

MARTINELLI, M. As cartografias e os atlas geográficos escolares. Revista da ANPEGE, Grande Dourado, v.7, n.1, número especial, p.251-260, out. 2011. https://doi.org/10.5418/RA2011.0701.0021

MARTINELLI, M. Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, p. 21-34, maio/ago. 2008.

OLIVEIRA, A. I. L. et al. Material didático para incursões locais: ampliando possibilidades para a Geografia escolar com o atlas municipal. Geografia, Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v.21, n.2, p.115-124, 2017. https://doi.org/10.5902/2236499423349

PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

RIBEIRO, R. A. S.; FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia escolar crítica e as tecnologias no ensino de geografia. Signos Geográficos, Goiânia, v.3, p.1-17, 2021.

SANTOS, M. G. M.; GUEDES, J. A. O atlas escolar municipal de São Rafael-RN: processo de elaboração e importância para o ensino de geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v.10, n.19, p.145-165, jul./dez. 2019.

SILVA FILHO, R. I.; PINTO, F. R. O Lixo e a Água na Microrregião do Vale do Açu/RN. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais. Aracajú, v.12, n.5, p.619-631, 2021.

SOUZA, L. H.; DOURADO, N. P.; GARCIA, P. H. M. Ensino de cartografia na geografia: conteúdo ou linguagem? Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v.13, n.2, p.25-32, 2019.

VIEIRA, J. A. Atlas escolar municipal de Rio do Fogo: instrumento didático para o estudo da linguagem cartográfica. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Programa de Pós-Graduação em Geografia Mestrado Profissional, Caicó, 2019.

Publicado

29-10-2024

Cómo citar

DA SILVA COSTA, Geronimo; GUEDES, Josiel de Alencar. O ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN, BRASIL) NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUE LECIONAM GEOGRAFIA. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 127–152, 2024. DOI: 10.29327/243949.4.7-7. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/2542. Acesso em: 22 nov. 2024.