POBREZA MENSTRUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Autores/as

  • Brenda Muniz Universidade Federal de Alfenas - MG
  • Geraldo Oliveira Júnior Universidade Federal de Alfenas - MG / SEE - MG

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.3.6-13

Palabras clave:

Escola, Desigualdade, Gênero

Resumen

A incapacidade de pessoas lidarem com o sangue no período menstrual vem aumentando pelo fato dos absorventes higiênicos terem preços elevados no Brasil, nesse sentido, o trabalho busca compreender como o fenômeno da pobreza menstrual se materializa numa escola na cidade de Alfenas - MG. Adota-se o termo pessoas menstruantes pois consideramos a diversidade de gêneros que passam pelo período menstrual, além disso, refletimos como a desigualdade de gênero se evidencia a partir do freamento de políticas públicas que atuam na segurança menstrual desses sujeitos. Para tanto, procuramos saber através de uma pesquisa intitulada “Instituto Escolar de Geografia” que possui caráter quali-quantitativo, se a falta de produtos higiênicos e lugares salubres colaboram para que estudantes deixem de ir à escola. Sendo assim, procuramos romper com os tabus acerca do assunto, trazendo para a esfera acadêmica a necessidade de se discutir a saúde coletiva de pessoas menstruantes.

Biografía del autor/a

Brenda Muniz, Universidade Federal de Alfenas - MG

Graduação em Geografia Licenciatura

Bolsista CAPES

UNIFAL-MG

Geraldo Oliveira Júnior, Universidade Federal de Alfenas - MG / SEE - MG

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas-MG. Especialista em ensino de ciências pela Universidade Federal de Uberlândia-MG. Atualmente é discente do Programa de Pós Graduação em Geografia pela UNIFAL-MG e professor efetivo da secretaria de educação do estado de Minas Gerais.

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Publicado

22-11-2023

Cómo citar

MUNIZ, Brenda; OLIVEIRA JÚNIOR, Geraldo. POBREZA MENSTRUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 . Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 224–240, 2023. DOI: 10.29327/243949.3.6-13. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/2300. Acesso em: 22 nov. 2024.