POR QUE FALAR DE RACISMO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/243949.3.6-1Keywords:
Lei n° 10.639/03, Docência, Sensibilização.Abstract
Este ensaio tem como objetivo problematizar a necessidade de abordar a temática racial na sala de aula, sobretudo, a partir da realidade da escola pública brasileira, marcada por diversas identidades, sujeitos, culturas, hábitos e comportamentos. Embora a escola seja uma instituição educativa, não está imune da prática discriminatória, tendo em vista a operacionalidade do racismo desde as práticas pedagógicas as relações cotidianas entre os estudantes na escola. Há uma necessidade histórica e atual de combate a toda e qualquer forma de opressão, principalmente quando se trata da discriminação racial que atinge de forma violenta os corpos negros, colocando-os em um lugar de subalternização, desvalorização intelectual e objetificação perante os pressupostos da supremacia branca. Utilizou-se a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica e as vivências na educação básica como procedimentos metodológicos. Consideramos a escola pública como um dos agentes da transformação social, por isso, deve-se sistematizar ações e propostas educativas de fortalecimento dos marcos legais da educação para as relações étnico-raciais.
References
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer no 3, de 10 de março de 2004. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de maio de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf.
CARVALHO, Monique de Souza. Luta antirracista no Brasil: o que os brancos tem a ver com isso? Revista Espaço Acadêmico, v. 21, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59583.
DIAS, Luiza Franco.; RODRIGUES, Luana Molz.; MAGEDANZ, Maria Carolina. Bullying ou Racismo. In: SILVA, Mozart Linhares da.; DIAS, Luiza Franco (Org.). 21 textos para discutir racismo na sala de aula. São Carlos: Pedro e João, 2022.
HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. 4° ed. São Paulo: Selo Negro, 2008.
NETO, Eduardo Rios.; RIANI, Júlia de Lucena Ruas. Desigualdades raciais nas condições habitacionais na população urbana. In: SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na Geografia do Brasil. (Org.). 2. ed. Belo Horizonte: editora gutenberg, 2005.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? 1° ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
SILVA, Rafael Ferreira da.; SILVA, Maryelle Macedo da. A efetivação da lei 10.639/03 através da contação de histórias. In: NUNES, Cícera et al. (Org.). Caderno olhares docentes. Revista África e Africanidades, n. 41, Quissamã, Rio de Janeiro, 2022.