A Terra Sonâmbula, de Mia Couto: memórias míticas e metáforas de Guerra.
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2i7.760Palavras-chave:
Literatura Pós-Colonial, Metáfora, Moçambique, Mia Couto.Resumo
Tratar-se-á, neste artigo, de construções metafóricas mítico-poéticas no Romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, autor moçambicano, sobretudo na perspectiva da literatura pós-colonial. Além disso, mostrar-se-ão as marcas da tradição moçambicana e as conjunturas de conflito social entre guerras de independência e civil, realizando-se na narrativa a partir de tropos relacionados ao mítico e à guerra. O Romance desenvolve-se como processo e projeto de uma nova teórica pós-colonial.
Palavras-Chave: Literatura Pós-Colonial; Metáfora; Moçambique; Mia Couto.
Referências
AMIN, Samir. L’eurocentrisme: critique d’une idéologie. Paris: Anthropos- Economica, 1988.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Ana Maria Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2008.
_____________. Obras Completas. Coordenação de António Pedro Mesquita. Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2005.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. São Paulo: Editora Itatiaia, 1981.
COUTO, Mia. Terra Sonâmbula. São Paulo: Companhia de Bolso, 2017.
JUNOD, Henri A. Usos e Costumes dos Bantu. Tomo I. Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique, 1996.
LEITE, Ana Mafalda. Literaturas Africanas e Formulações Pós- Coloniais. Lisboa: Edições Colibri, 2013.
__________________. Oralidades e Escritas Pós- Coloniais Estudos Sobre Literaturas Africanas. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2012.
MATA, Inocência. Ficção e História na Literatura Angolana O caso de Pepetela. Lisboa: Edições Colibri, 2008.
_______________. Estudos Pós-Coloniais Desconstruindo genealogias eurocêntricas. Civitas, Porto Alegre, v.14, n.1, 2014, pp.27-42.
_______________. A Periferia da Periferia. Revista Discursos- Estudos de Língua e Cultura, Lisboa, n. 9, 1995, pp.27-36.
RICOEUR, Paul. A Metáfora Viva. Tradução de Dion Davi Macedo. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.
_______________. Orientalismo. O Oriente como Invenção do Ocidente. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia de Bolso, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado