SINGULARIDADE E COERÇÃO NO RECORTE DAS VOZES: O GÊNERO REDAÇÃO DE VESTIBULAR EM ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2i6.815Palabras clave:
singularidade, dialogismo, gênero discursivo.Resumen
Neste estudo, pretende-se investigar indícios que permitam refletir sobre duas questões: o gênero discursivo traz coerção às vozes recortadas do já-dito e em que medida o sujeito pode estabelecer possíveis singularidades a esse recorte? Concebe-se a partir da obra de Bakhtin e o Círculo que as atividades do sujeito estão condicionadas aos gêneros do discurso e a noção de singularidade está vinculada ao espaço histórico-social. É na corrente da enunciação – o dialogismo – que o sujeito organiza a escrita. O corpus é constituído por 40 redações de vestibulandos, do ano 2006 do vestibular da Fuvest, com o tema trabalho. Com base no paradigma indiciário, o estudo busca indícios nas redações que permitam caracterizar as coerções do gênero e a singularidade do sujeito pelas marcas construídas em seu diálogo com o já-dito. As análises apontam que o autor-criador sofre as coerções do gênero redação de vestibular, recortando vozes específicas de esferas mais valoradas pela própria constituição desse gênero, mas, também, afetado pelo momento histórico em que enuncia, recorta vozes marcadas pelas condições de seu tempo, de sua realidade.
Citas
BAKHTIN, M.; VOLOSCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ª. Ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BAKTIN, M. Os gêneros do discurso. In. Estética da Criação Verbal. 5. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 261-306.
______. O problema do texto. In. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 327-358.
______. Observações sobre as epistemologias das ciências humanas. In. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 399-414.
______. O freudismo: um esboço crítico. São Paulo: Perspectiva, 2012.
______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2010b.
BUBNOVA, T. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. Bakhtiniana. São Paulo, 6 (1): 268-280, Ago./Dez. 2011. Disponível em: <<http://www.scielo.br/pdf/bak/v6n1/v6n1a16.pdf>> Acesso em novembro de 2017.
CORRÊA, M. L. G. Encontros entre prática e pesquisa de ensino: Oralidade e letramento no ensino da escrita. Perspectiva (UFSC), v. 1, p. 625-648, 2011.
______. O estatuto da linguística aplicada no campo das ciências da linguagem e o ensino da escrita. Revista da ABRALIN, v. 7, n. 2, p. 243-271, jul./dez. 2008.
CHAUÍ, M. C. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003.
FARACO, C. A. Aspectos do pensamento estético de Bakhtin e seus pares. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 21-26, jan./mar. 2011.
______. Autor e autoria. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 37-60.
______. et al. O falante: que bicho é esse, afinal? Letras. Curitiba, n. 49. Editora da UFPR. 1998, p. 161-170.
FIORIN. J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petropólis: Vozes, 1996.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado