LUTA CLANDESTINA E LITERATURA: DUAS FORMAS DE RESISTIR
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i6.582Palabras clave:
Literatura e Resistência, Resistência italiana, literatura autobiográfica, testemunho.Resumen
O presente artigo é parte da pesquisa de mestrado, finalizada em 2016, e abordará o tema Literatura e Resistência sob uma perspectiva histórica. Assim, apresentaremos o contexto italiano durante os vinte anos de fascismo e a Segunda Guerra, culminando na invasão da Itália pela Alemanha, fato que despertou os civis para a luta clandestina. Será enfatizado, portanto, a Resistência italiana e os padrões de luta que seguiram seus combatentes. As análises serão feitas a partir de dois objetos: duas obras autobiográficas de autoras que participaram da Resistência italiana e publicaram as memórias a fim de que elas resistissem ao revisionismo histórico. As autoras são Carla Capponi, autora de Con Cuore di Donna, e Ada Gobetti, com seu Diario Partigiano, militantes em Roma e Turim, respectivamente. O trabalho aborda, então, duas formas de Resistência: a italiana, histórica, que aconteceu a partir de atos de repressão; e a literária, que resiste à tentativa de apagamento da memória.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado