O ENTRE-LUGAR MACHADIANO: FORMAÇÃO DE UMA LITERATURA NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i5.486Resumen
O objetivo desse artigo é demonstrar como o termo entre-lugar cunhado por Silviano Santiago em seu texto “O entre-lugar do discurso latino-americano” aplica-se a proposta de Machado de Assis quando ele trata da situação da literatura brasileira em seu famoso ensaio “Notícia da atual literatura brasileira: instinto de nacionalidade”, de 1873, no qual propõe um outro lugar para a literatura produzida no Brasil naquela época, uma saída, que neste estudo será abordado como entre-lugar. Silviano Santiago desloca o discurso literário latino-americano para um entre-lugar, colocando a América Latina em evidência e essa também parece ser a proposta de Machado de Assis para a independência da literatura brasileira já naquela época. Esse texto machadiano parece funcionar como uma carta programa para uma literatura independente, uma proposta para marcar o lugar da literatura brasileira, longe de doutrinas absolutas que a embopreçam e longe das amarras europeias. Isto é, um entre-lugar, que não está nem na figura do índio e tampouco na imitação dos modelos europeus.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado