A TECNOLOGIA E OS MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ESPANHOL PARA BRASILEIROS: PENSANDO A FORMAÇÃO DE ALUNOS PARA ALÉM DE ESTRUTURAS LINGUÍSTICO-NORMATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i5.484Resumen
A cada dia se apresentam novas propostas para o ensino do espanhol em diferentes contextos, especialmente para a educação básica, além de infindáveis questionamentos que envolvem desde os seus objetivos e até a formação dos futuros professores da língua. Nas OCEM encontramos a proposta de que o ensino do espanhol não esteja restrito ao desenvolvimento único de habilidades e competências linguísticas. Assim, considera-se que o ensino de uma língua estrangeira comporta uma série de elementos extralinguísticos, sociais, culturais e históricos, entre outros, importantes para a formação integral dos alunos. Acreditamos que, com a presente era tecnológica, faz-se necessário pensar em outros exemplos de materiais didáticos, além do livro didático, que de fato estejam contextualizados à realidade atual dos alunos. Os novos recursos digitais possibilitam novas formas de ensino/aprendizagem de línguas, pois oferecem formatos diferentes dos utilizados convencionalmente no ambiente escolar. Através dessa nova abordagem, acredita-se facilitar a real inserção do aluno no contexto linguístico e sociocultural da língua espanhola, uma vez que a facilidade de acesso às mídias contribui para a expansão dos instrumentos didático-pedagógicos adotados pelos docentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado