Los desafíos de la formación del profesor de geografía: barreras y potencialidades de la tecnología en la enseñanza remota
Palabras clave:
Políticas Educacionales; Profesor de Geografía; Pasantía Supervisionada.Resumen
Pensar la formación de profesores es pensar un proyecto de sociedad. La formación del profesor de Geografía involucra elementos del área y del campo pedagógico. Articular los dos ámbitos de manera a posibilitar un equilibrio es un desafío y ese desafío fue intensificado en la enseñanza en formato remoto, pues los cursos de formación de profesores han tenido que adaptarse para enfrentar las barreras relacionadas a la mediación del aprendizaje por medio de la tecnología, a la limitación del uso de algunas tecnologías y a la sustitución de la pasantía presencial por la remota. La participación en órganos colegiados y grupos que discuten la formación de profesores y la experiencia de la docencia en la formación de profesores, articulados a la investigación bibliográfica, posibilitaron la construcción de este texto con el objetivo de reflexionar sobre la formación del profesor de Geografía y los desafíos ampliados en la enseñanza remota. Como resultado, es posible afirmar que las barreras continúan presentes, pero que existen también potencialidades que contribuyen para la formación del profesor de Geografía en el formato remoto pautado en la tecnología. Sin embargo, es importante resaltar que la socialización que sucede en las instituciones educacionales es esencial para el proceso de enseñanza y aprendizaje y que la tecnología puede contribuir con diferentes experiencias.
Citas
AZEVEDO, Sandra de Castro de; MOURA, Felipe Moretto. Prática como Componente Curricular e a Formação dos Professores de Geografia. Anais 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019. Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3199. Acesso em: 09 de jun. 2021.
AZEVEDO. Sandra de Castro de; LEAL. Letícia; LEMOS. Thaís de Cássia da Silva. A Formação Inicial e as Dificuldades do Ensino de Geografia Física a Educação Básica. Anais do IV Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia 2020. Vol.III. São João Del Rey, 2020. p.187- 194. Disponível em: https://4cpgfeg.webnode.com/anais/, Acesso em: 09 jun. de 2021.
AZEVEDO, Sandra de Castro de. A educação sem escola: o ensino remoto emergencial, a função social da educação e a desigualdade social. In: Flamarion Dutra Alves; Sandra de Castro de Azevedo. (Org.). Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19. 1ed. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2020, v., p. 219-231. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/ppgeo/wp-content/uploads/sites/79/2020/12/Analises-geograficas-sobre-o-territorio-brasileiro_Alves-e-Azevedo.pdf?fbclid=IwAR22aQp-whnRbpFVFsbOyQneEYGEDtJTOY4DYZS73kr-aCGBVT_LtYRFobg
BATISTA, Sinthia Cristina. Mais uma dicotomia geográfica: entre bacharelado e licenciatura... uma falsa questão? Revista Geografia Meridionallis, v. 01 n. 01. Jun./2015. p. 30-62. http://periodicos.ufpel.edu.ojs2/index.php/Geographis/index. Acesso em: 09 jun. 2021.
BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Leis ordinárias. Brasília: Casa Civil da Presidência da República Federativa do Brasil/Subsecretaria para Assuntos Jurídicos, 1996. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2010. Disponível em: <http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=102480&tipoDocumento=LE I&tipoTexto=PUB>. Acesso em: 30 maio 2021.
BRASIL. Parecer N.º: CNE/CES 492/2001.Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Documento aprovado em 18.02.2002, publicado no DOU, em 09.04.2002. 2002. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.
___________. Resolução CNE/CP 2/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. 2002a. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159251-rcp002-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09 jun. 2021.
___________. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília 1º jul. 2015. Seção 1, n. 124, p. 8-12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 09 jun. 2021.
__________. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09 jun12 2021.
____________. Portaria Nº 343, de 17 de março. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm Acesso em: 09 jun 2021.
___________. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 17/06/2020, Edição: 114 Seção: 1 | Página: 62 Órgão: Ministério da Educação/Gabinete do Ministro Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872 Acesso em: 09 jun. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.
SANTOS, Clibson Alves dos; PORTO, Gil Carlos Silveira; LUIZ, Beatriz Reneis Realidade virtual e aprendizagem flexível: experiências nos cursos de geografia da Universidade British Columbia, campus Vancouver (Canadá), e da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) (Brasil). In: Análises geográficas sobre o território brasileiro: dilemas estruturais à Covid-19. / Flamarion Dutra Alves, Sandra de Castro de Azevedo (Organizadores) – Alfenas -- MG : Editora Universidade Federal de Alfenas, 2020. 353 f.: il. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/ppgeo/wp-content/uploads/sites/79/2020/12/Analises-geograficas-sobre-o-territorio-brasileiro_Alves-e-Azevedo.pdf?fbclid=IwAR22aQp-whnRbpFVFsbOyQneEYGEDtJTOY4DYZS73kr-aCGBVT_LtYRFobg
SERPA, Ângelo. O Trabalho de Campo em Geografia: uma Abordagem Teórico-Metodológica. Boletim Paulista De Geografia, (84), 7–24. Recuperado de https://publicacoes.agb.org.br/index.php/boletim-paulista/article/view/725
SHIROMA, E.O.; EVANGELISTA, O. Profissionalização docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/profissionalizacao-docente/. Acesso em: 05 jun. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado